Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA ÀS MARGENS DO RIO JAGUARIBE: EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO TRABALHADOR NA LUTA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Anne Caroline Ferreira de Freitas

Resumo


O Programa de Educação Popular e Saúde do Trabalhador (PEPST) é uma atividade de extensão universitária composta por quatro Projetos que se articulam tendo como eixo orientador a Educação Popular e Saúde, priorizando a promoção da saúde, cultura e participação. Nessa perspectiva, a Vivência, uma das atividades desenvolvidas pelo Programa, coloca os sujeitos do processo (trabalhador e estudante) em contato com situações que envolvem o cotidiano do trabalhador no seu local de trabalho ou alguma problemática enfrentada por ele. Esse estudo, denominado "Vivência do Rio Jaguaribe" tem por objetivo descrever um relato de experiência e se constituiu como uma forma de aproximar o grupo com a realidade em que o trabalhador vive pela preservação do Rio Jaguaribe que se encontra extremamente poluído pela ação do homem, mostrando que a saúde não se converte apenas na doença, mas em todo o contexto da realidade social. A Vivência foi desenvolvida na nascente do Rio localizada na Comunidade Pedra Branca, João Pessoa-PB, contando com a participação de integrantes do Programa, além de moradores da comunidade e representantes da gestão ambiental. Durante a atividade o grupo pode acompanhar a luta de Luiz, líder comunitário, e de demais moradores das comunidades ribeirinhas pela preservação desse Rio realizando uma caminhada pela margem do Rio, podendo observar todo processo de degradação daquele ecossistema. Ao longo da caminhada, Luiz e os demais moradores das comunidades relataram como era o Rio antigamente e a importância que ele tinha não só para o lazer, mas também para subsistência. Luiz, como morador da comunidade há mais de 20 anos, relatou sobre suas lutas ao longo desses anos e sobre a importância em ter como parceiro o Programa na expectativa de chamar a atenção e mudar essa realidade. Neste espaço, a Vivência proporcionou a todos os sujeitos envolvidos na questão um ambiente para colocarem suas inquietações em pauta. Isto permitiu o direito de voz que, muitas vezes essa população não tem, no sentido de expressar as suas reivindicações. Também levou a um fortalecimento da participação popular local propiciando a reflexão, discussão e busca de direitos aproximando a universidade e a comunidade, numa relação dialógica com os trabalhadores do Programa, além de fomentar a promoção integral da saúde, sendo a preservação do meio ambiente um dos fatores deste processo na certeza de que essa “caminhada” envolve meio ambiente, educação em saúde e participação popular.

Palavras-chave


Educação Popular; Participação Social; Saúde do Trabalhador