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SAÚDE: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
A visão subjetiva de saúde é um indicador importante para avaliação de saúde, em qualquer fase do desenvolvimento humano. Estudos comprovam que atitudes adquiridas durante a infância e adolescência são levadas para a vida adulta, inclusive a prática de hábitos saudáveis. A escola é um ambiente propício e que vem sendo estrategicamente utilizado para fomentar uma educação para saúde. É nesse contexto que a Educação Física pode contribuir de forma bastante significativa. A pesquisa teve como objetivo verificar o conceito de saúde na percepção de alunos, assim como identificar a influência das aulas nas suas ações cotidianas. Este estudo qualitativo, descritivo e de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário. Todos os questionamentos foram feitos após uma sequência de aulas de Educação Física escolar, nas quais foram trabalhados os conceitos, indicadores e fatores que influenciam a saúde. Participaram do estudo 37 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Fortaleza-Ceará. O questionário constava de perguntas abertas relacionadas ao conceito de saúde, à percepção sobre a sua saúde e que atitudes os mesmos tem tomado para melhorá-la. A partir da análise dos resultados, verificamos que a maioria dos alunos acredita que o conceito de saúde está relacionado ao bem-estar consigo mesmo e com o corpo refletindo talvez uma visão ampla de saúde, visto os muitos fatores que a influenciam. Grande parte deles também relata ter saúde no que depende das suas condutas juntamente com as mudanças de atitudes proporcionadas pelo conhecimento sobre o tema. Assim, concluiu-se que os conteúdos abordados nas aulas realmente tiveram influência sobre o conhecimento dos alunos aliando-se à aquisição de condutas mais saudáveis.
Palavras-chave
saude; educação fisica