Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Necessidades de saúde como justificativa da atenção primária na garantia de integralidade e equidade
Ludmila Russo Salgado, Amanda Silva Amaral, Gabriela Guimarães Moreira Balbi, Maria Clara Marangoni, Gabrielle Lima Pinto, Katiuscia Maria de Almeida Souza, Hérika Luciana Chaves de Mendonça

Resumo


Introdução:

Ações preventivas e de promoção de saúde constituem os fundamentos da atenção primária à saúde, que é comprovadamente a base de um sistema capaz de garantir melhores níveis de saúde a custos mais baixos, por ser um nível de atenção abrangente e articulado com os demais.

Objetivos:

Mostrar como o entendimento do conceito de necessidades de saúde é essencial à organização de um sistema capaz de garantir a aplicação dos princípios de integralidade e equidade; bem como entender a importância da avaliação na organização do sistema de saúde.

Metodologia:

Revisão literária.

Resultados Obtidos:

A organização dos serviços de saúde deve ser realizada para satisfazer às necessidades conhecidas, além de buscar conhecer carências emergentes. A importância da adoção de um modelo assistencial centrado na atenção primária é fundamentada nos conceitos de integralidade e equidade da atenção. A efetivação da integralidade e equidade depende da integração dos serviços de saúde com as necessidades coletivas e a avaliação dessa integração pode demonstrar o grau de qualidade e eficácia do sistema.

Conclusão:

Compreende-se que a avaliação indicadores de saúde são mprescindíveis para desmistificar a ideia de atenção primária como medicina simplista ou de baixa qualidade, além de ser importante para orientar a gestão dos serviços de saúde.

 

 


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Saúde, Saúde Pública, Avaliação em saúde, Indicadores básicos de saúde

Referências


4 Cecilio LCO . As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro, IMS ABRASCO, 2001. p.113-126.

5 Silva Junior AG, Mascarenhas MTM. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. In: Pinheiro R, Mattos RA . Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro, Hucitec, 2004. p.241-257.

6 Fekete MC. Estudo da acessibilidade na avaliação dos serviços de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 1994. p.114 -120.