Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VALORES E ATITUDES NO PROCESSO DE TRABALHO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: VISÃO DOS GESTORES DO SERVIÇO DE SAÚDE
Daniella Regina Regina Farinella Jora, Stela Maris Brum Lopes

Resumo


Introdução: No início da década de 70, no âmbito empresarial, surge o termo “competência” para designar o que caracteriza uma pessoa capaz de realizar determinada tarefa real de forma eficiente. O Técnico em Enfermagem é um profissional que possui competências técnico-científicas, construídas e representadas por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas, que se desenvolvem por meio do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Essa assistência envolve o indivíduo, a família e a sociedade, de forma humanizada e, acima de tudo com visão sistêmica. O objetivo deste é analisar forças e fragilidades sobre valores e atitudes, no processo de trabalho do Técnico em Enfermagem, sob a visão de coordenadores/gestores do serviço de saúde. Método: Trata-se de parte da dissertação do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Foram entrevistados 6 profissionais coordenadores/gestores dos serviços de saúde de um hospital público e da rede pública de saúde de um município do Vale do Itajaí (SC). Parecer de autorização do Comitê de Ética: nº 145.871 de 13/11/2012. Em relação às fragilidades, percebe-se que no setor público de saúde, existe um processo burocrático pré-determinado pelo setor de recursos humanos das respectivas prefeituras. Diante desse processo, os gestores dos serviços de saúde, não possuem muita autonomia para demissão. Os entrevistados foram enfáticos em destacar que as escolas precisam formar profissionais competentes na perspectiva do conhecimento, das habilidades e dos valores e atitudes. Conclusão: Os resultados da pesquisa apontam que os serviços de saúde precisam de profissionais Técnicos em Enfermagem que atuam com as questões atitudinais e comportamentais. Verificou-se que os profissionais Técnicos em Enfermagem disponíveis no mercado de trabalho em saúde, estão se mostrando com muitas fragilidades na assistência de enfermagem. A assistência vai além de procedimentos técnicos, contemplam uma escuta qualificada, conhecer as questões sociais e culturais desses usuários. Em síntese, o mundo do trabalho contemporâneo requer profissionais com múltiplas habilidades, as quais contemplem conhecimento técnico, prática no fazer e habilidades comportamentais. Portanto, há necessidade da integração de ensino e serviço, o sistema de saúde e escolas formadoras precisam caminhar em um mesmo sentido, dialogando constantemente sobre as reais necessidades no processo de trabalho.

Palavras-chave


Técnico em Enfermagem; Valores e atitudes; Assistência.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 04/99. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico [legislação na Internet]. Brasília; 1999. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB04_99.pdf>. Acessado em 11/06/2013.

BRASIL. Ministério da Educação/MEC. Educação Profissional – Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 2000.

BRASIL. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Técnico na área de Saúde. Texto elaborado pela equipe técnica constituída pelo Ministério da educação e ministério da Saúde, com apoio técnico da Organização Panamericana de Saúde - OPS. Brasília, 1999a. ver

BRASIL: Caderno de Textos – Cartilha da Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_textos_cartilhas_politica_humanizacao.pdf>. Acessado em: 11/06/2013.

COREN/SC – Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. Pesquisa sobre dados da ocupação de enfermagem em Itajaí- SC. Disponível em: <http://www.corensc.gov.br/mapa_coren/ >. Acessado em 10/06/2013.

DEPRESBITERIS, Léa. Valores, atitudes e comportamentos na área da saúde: o cuidado na dimensão ética. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 1, jan./abr. 2011. Disponível em< http://www.senac.br/conhecimento/boletim-tecnico-do-senac/edicoes-anteriores.asp>. Acessado em 08/07/2013.

 

ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competência. Porto Alegre: Artmed, 2010.