Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IDOSOS: INCLUSÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Rosângela Rodrigues Marques, Martina Finkler, Jiana Pavanato Rubert, Maribel Josimara Bresciani, Delian Cassol, Lenara Silva

Resumo


A cada ano, mais de 650 mil idosos são incorporados à população brasileira, sendo que se tempo acreditando que o Brasil é um país jovem, esquecendo-se da importância em se dar o devido crédito às informações demográficas que mostram e projetam o envelhecimento da população (1). Tendo em vista esse fato, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, possam efetivamente e com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito à convivência familiar e comunitária (2). Partindo-se ainda, do pressuposto de que uma grande parcela dos idosos que apresentam menos condições sócio-econômicas-culturais, não sinalizem ter acesso às políticas públicas, as quais são descritas para a sua faixa etária e, consequentemente, não usufruem do que lhes é de direito. Como proposta de intervenção propõe-se a: - estabelecer parcerias com a rede de atendimento visando acesso com qualidade dos direitos sociais; - oportunizar acesso a espaços de vivência coletiva e de integração social, que favorecem aos idosos, práticas que qualifiquem a convivência familiar e comunitária, através de atividades diversas; - propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos com recorrentes internações hospitalares, contribuindo para um envelhecimento com qualidade de vida. As atividades desenvolvidas a fim de proporcionar a informação sobre a inclusão dos idosos ocorrerá através da realizar orientação individual dos idosos residentes na área de abrangência da Equipe de Saúde da família (ESF) Bom Jesus em Santa Cruz do Sul, RS; realizar oficinas educativas para incentivar a autonomia do idoso no autocuidado, desenvolvendo juntamente com os mesmos  calendários, caixas de medicamentos, entre outros instrumentos de auxílio; realizar oficinas de orientação/educação em saúde para familiares e cuidadores de idosos institucionalizados; desenvolver materiais (gráficos) sobre as redes de atendimento do idoso no município; realizar sempre que necessários os encaminhamentos dos idosos em situação de vulnerabilidade aos serviços; mapear os direitos dos idosos das políticas públicas, identificando as ações realizadas pelas redes de atendimento de idosos do município.  Desta forma, o presente projeto foi proposto visando colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, em Santa Cruz do Sul, visando atender os direitos dos idosos elencados nas Políticas Públicas de Proteção dos Idosos.

Palavras-chave


idosos; inclusão; politicas publicas

Referências


1. VERAS, R.; LIMA-COSTA, M. F. Saúde Pública e Envelhecimento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (3): 700-701, mai-jun, 2003.

2. BRASIL. Lei nº 10741 de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasilia,2003.