Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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IMPLANTAÇÃO DE FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO GINECOLÓGICO NO INSTITUTO DA MULHER DONA LINDU
Bárbara Misslane da Cruz Castro Castro, Érica dos Santos Navegante, Marcia Farias de Amorim, Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama, Eric Lima Barbosa

Resumo


Introdução: O Planejamento Estratégico Situacional é um conjunto de ações para organizar uma realidade conflituosa, desenvolvendo atividades para resolver estes problemas nos quais diferentes atores podem ter diferentes interesses e projetos em relação a uma determinada situação. É um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos, para os quais não existe solução normativa ou previamente conhecida como no caso daqueles bem estruturado (MENDES, 1998). Objetivos: Descrever a implantação de um fluxograma de atendimento ginecológico no Instituto da Mulher Dona Lindu segundo o modelo da aplicação de enfermagem na prática administrativa. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a cerca da elaboração e implantação de um fluxograma de atendimento ginecológico no IMDL no período de Julho de 2013 até o momento. Resultados: Um dos principais problemas encontrados nos serviços de saúde trata-se da superlotação e da sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde. O IMDL é uma instituição destinada ao atendimento de urgências e emergências obstétricas. Observou-se durante a prática assistencial que a clientela feminina busca pelo serviço em situações que poderiam ser resolvidas em nível de assistência primária ou secundária. Diante disto, as residentes de enfermagem obstétrica da Universidade Federal do Amazonas juntamente com a Gerência de enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu elaboraram um fluxograma de atendimento ginecológico com o objetivo de orientar as usuárias a procurarem o serviço de acordo com as situações expostas. Assim, mulheres que apresentam queixas como: corrimento e coceira vaginal, dor, menstruação irregular, aumento da frequência urinária, prisão de ventre e realização de teste de gravidez e exame preventivo são referenciadas às unidades de atendimento primário, já as que procuram o serviço em casos de fraturas, dor abdominal, diarreia, vômitos, pressão alta e dor de cabeça devem ser orientadas a buscarem atendimento secundário. No Instituto da Mulher Dona Lindu receberam atendimento mulheres que apresentarem hemorragia, sangramento intenso com coágulos, dor na mama acompanhada de nódulos, com encaminhamentos de outras instituições para tratamento de complicações ginecológicas e entrega de exames pré-operatórios e retorno para avaliação pós-operatória. Conclusão: O fluxograma de atendimento foi elaborado e encontra-se em fase de implementação. Observa-se após a sua construção que o atendimento ginecológico passou a ser ordenado. O fluxo de atendimento sempre foi questionado pelos profissionais médicos, visto que, os mesmos criticavam se havia necessidade de consulta de enfermagem previamente a consulta médica. Esses paradigmas vêm sendo ultrapassados à medida que a instituição trabalha com o fortalecimento do trabalho em equipe. Ademais, a demanda espontânea e não orientada vem sendo reduzida, bem como a superlotação do serviço e a sobrecarga de profissionais.