Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A BUSCA ATIVA PARA RASTREAMENTO GINECOLÓGICO NO PET-SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ingrid Margareth Voth Voth Lowen, Aida Maris Peres, Alyni Cristiny Dobkowski, Melissa dos Reis Pinto Mafra, Maria Marta Nolasco Chaves, Tereza Lemler Cani

Resumo


O objetivo deste relato é descrever os resultados obtidos durante o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE, ao realizar a busca ativa de mulheres para rastreamento ginecológico de 50 – 74 anos em uma Unidade de Saúde  com a Estratégia da Família em um município da região Sul do Brasil sob a perspectiva da avaliação em saúde. A busca ativa envolveu alunos, monitores e enfermeiros preceptores de um curso de graduação em Enfermagem. Ao todo foram selecionadas 202 mulheres acima de 50 anos, consideradas faltosas no ano de 2011, que foram questionadas acerca dos motivos da falta e sobre sugestões facilitadoras de adesão. Entre os motivos alegados referentes ao não comparecimento para a realização do exame para citologia oncótica de colo uterino e encaminhamento para mamografia predominaram a utilização de outro convênio, dificuldades no agendamento, falta de tempo e desinteresse. Os mutirões aos sábados e a flexibilidade no agendamento foram sugestões que as mulheres deram para facilitar a sua adesão. Para a realização da busca ativa, percebeu-se a significativa desatualização dos dados cadastrais o que justificou a dificuldade de contato com as mulheres. A necessidade do monitoramento dos cadastros para mantê-los atualizados faz-se necessário para facilitar o contato com as usuárias e atendimento das suas necessidades. Para promover maior adesão ao rastreamento ginecológico, sugere-se a continuidade de mutirões aos sábados, atendendo as mulheres que trabalham durante a semana e atividades de educação em saúde. Facilitar o acesso à informação e a possibilidade de que a mulher reavalie suas ações referentes à prevenção do câncer de colo uterino e detecção precoce do câncer de mama são de responsabilidade de vários equipamentos, entre eles a Unidade de Saúde

Palavras-chave


Avaliação em Saúde; Mamografia; Colo de Útero

Referências


 

1.Fernandes LC, Bertoldi AD, Barros AJD. Utilização dos serviços de saúde pela população coberta pela Estratégia de Saúde da Família. Rev.Saúde Pública. 2009;43(4):595-603.

2.Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo de Útero. Brasília. Ministério da Saúde. [acesso em 6 mai 2012] Tipos de câncer; Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero.

3.Albuquerque KM, Frias PG, Andrade CLT, Aquino EML, Menezes G, Szwarcwald CL. Cobertura do teste de Papanicolaou e fatores associados à não-realização: um olhar sobre o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Pernambuco, Brasil. Rev. Cad. Saúde Pública.2009;25(2):301-9.

4.Leite FMC, Amorim MHC, Marques GMT, Vilela APM. A estratégia de saúde da família e o rastreamento do câncer de mama. Espaço para a Saúde. 2011;12(2):1-9.

5. Fernandes FMB, Ribeiro, JM, Moreira, MR. Reflexões sobre avaliação de políticas

de saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública. 2011;27(9):1667-1677.

6. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de atenção Básica á Saúde. Departamento de Atenção Básica. PET-SAÚDE. Brasília: Ministério da Saúde [acesso em 2012 abr 22] maio, 2011. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306.

7. Sancho LG, Dain S. Avaliação em Saúde e Avaliação Econômica em Saúde: introdução ao debate sobre seus pontos de interseção. Ciência e Saúde Coletiva. 2012;17(3):765-774.

8. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.

9.Santos, AS, Miranda SMRC (orgs.). A enfermagem na gestão em atenção primária àmsaúde. Barueri (SP): Manole; 2007.

10.Marconato RRF, Soaréz PC, Ciconelli RM. Custos dos mutirões de mamografia de 2005 e 2006 na Direção Regional de Saúde de Marília, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública. 2011;27(8):1529-36.

11. Prado EV, Pereira WSB, Assis M. Reorganização das ações de prevenção do câncer ginecológico a partir da educação popular em saúde: a experiência da equipe urbana da estratégia de saúde da família de Rio Negro/MS. Rev. de Atenção Primária à Saúde. 2009;12(4):498-503.

12.Silva ERP, Cazola LHO, Cheade MFM, Pícoli,RP. Atuação dos agentes comunitários de saúde na estratégia saúde da família. Online Cogitare enferm. [Internet] 2012 ;17(4) [acesso em 26 set 2013]. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/viewFile/30359/19636