Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO ENSINO-TRABALHO-CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE LINHAS DE CUIDADO DE UMA EQUIPE PET-SAÚDE
Monique da Costa Sandin Bartole, Mariana Beatriz Arcuri, Daniela Chaves Coelho Pires, Bruna Salgueiro Bruno, Mirela Ciarlini Gurgel Oliveira, Floriano Tadeu Garcia, Paulo Cezar dos Santos Souza, Daurema Conceição Docasar Serafino Silva

Resumo


O presente trabalho relata a experiência vivenciada pela equipe do Programa de Ensino pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde) composta por estudantes do Centro de Ciências da Saúde, trabalhadores dos serviços de saúde e docentes. Tal programa foi estabelecido entre uma instituição privada e a Secretaria Municipal de Saúde de um município no interior do estado do Rio de Janeiro. O projeto consiste na Integração Ensino-Trabalho-Cidadania através do estabelecimento de Linhas de Cuidado em unidades de saúde escolhidas. De início, o grupo foi dividido em quatro equipes para o desenvolvimento das atividades: duas Unidades Básicas de Saúde da Família, Setor de Imunização Municipal e Clínica Escola de Fisioterapia. Cada grupo elegeu um núcleo familiar segundo as questões identificadas pela equipe em conjunto com os demais trabalhadores dos serviços. Considerando a multiplicidade e riqueza das ações de cuidado no que tange a saúde em seus diferentes níveis de atenção e complexidade, podemos apontar o trabalho da equipe multiprofissional como um elemento potente ao estabelecer cada linha; a lógica do cuidado com a articulação das diferentes profissões abre oportunidades e olhares múltiplos e permite colocar as demandas dos usuários no centro das ações em saúde. Fomentou diversos modos de integração e estreitamento das relações de trabalho das equipes que desenvolveram as linhas de cuidado nos seguintes momentos: 1) entre equipe e unidades de saúde do município participantes do projeto e, por conseguinte, envolveu estudantes, preceptores e trabalhadores da saúde; 2) estreitou a relação das unidades de saúde municipais; 3) entre os serviços oferecidos pela academia. Entretanto, as potências aqui descritas são acompanhadas por algumas fragilidades; as experiências do PET-Saúde apontam para a necessidade de restabelecer e restruturar a rede de atenção do sistema de saúde no que tange o serviço social e o apoio psicológico, em desenvolvimento no município. Os desafios identificados foram encarados como uma mola propulsora para consolidar o conhecimento, através da Problematização, importante ferramenta do aprendizado e para ressignificar conceitos e prática de cuidado. No cotidiano, percebemos que o relacionamento entre as instituições parceiras precisam estar em compasso e devem desenvolver ações em saúde de modo a qualificar a atenção e os serviços de saúde, ao passo que aprofundam e estreitam os laços entre os trabalhadores da saúde, os estudantes e a população assistida.

Palavras-chave


PET-Saúde; Linhas de Cuidado; Ensino na Saúde

Referências


ALMEIDA M, FEUERWERKER L, LLANOS M (Orgs.). A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina: Ed. UEL, 1999.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v.8, n.14, p. 73-92, 2004.

BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface – Comunicação, Saúde, Educação v.2, n. 2. fev, p. 139-154, 1998.

CECCIM RB. Integração ensino-trabalho-cidadania: responsabilidade social na educação superior. Conferência na Semana de Responsabilidade Social do UNIFESO 2009 – Conferência realizada em 19 out. 2009.

FEUERWERKER, L.C.M. Por que a cooperação com a SUS é indispensável para os cursos universitários na área da saúde. Revista Olho Mágico, Londrina, 13(1), p.32-38, 2006.

MERHY, EE. Saúde – a cartografia do trabalho vivo. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.