Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNDIADE: RELATOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA VIVÊNCIA
Bruno Klafke Alves

Resumo


A Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e protagonizada por estudantes, e que propícia a vivência nas redes de saúde dos municípios brasileiros.  Mas para a sua concretização, há a necessidade de ser construída por todos os militantes do SUS, norteados pelos objetivos iniciais desta vivência, de se estimular a formação de recursos humanos em saúde, para a educação permanente dos profissionais e a transformação da realidade do Sistema de saúde. Inicialmente institucionalizada, a organização do VER-SUS passou a ser feita a partir do coletivo de estudantes formado pela necessidade percebida de nos organizarmos e passarmos a protagonizar a mudança da formação em saúde, devido a nossa liberdade relativa, quanto ao aprisionamento institucional e a motivação para a mudança. Entretanto, esta tarefa de construção não é fácil, visto que para tal, precisamos aprender a trabalhar com a interdisciplinaridade, com diferentes instituições de ensino e saúde, com o financiamento, diferentes interesses, a pactuação com municípios, entre tantos desafios importantes para a formação de profissionais engajados na mudança social e na melhoria da qualidade do Sistema de Saúde local. Alguns dos desafios mais recentes são a necessidade de articulação estadual dos coletivos organizadores e da transformação destas vivências, transcendendo a formação e afetando ativamente a saúde do município vivenciado. Para tal, a inserção em Comissões de integração de Ensino e serviço, e o estímulo dado pelos estudantes para estas comissões, auxiliam no desengessamento do nosso sistema de Saúde. Em meio a mais uma construção, nos encontramos, mais uma vez, presos a indefinições de financiamento, de pactuações e de mobilização, os quais geram conflitos e desgaste que podem prejudicar a execução dos próximos projetos. Porém, a nossa construção como coletivo, permite que se possam superar estes desafios e enfim, avançarmos em mais uma grande experiência de transformação social.

Palavras-chave


Integração ensino-serviço; VER-SUS; formação em saúde