Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO AVALIATIVO NA SOCIALIZAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM
Maira Tellechea da Silva, Adriana Cristina Hilleshein, Vanessa da Silva Corralo, Tania Maria Ascari, Deborah Cristina Amorim

Resumo


Caracterização do problema: O Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da Unochapecó prevê a integração dos conteúdos em núcleos e teve seu inicio no primeiro semestre de 2007. Descrição da experiência: A atividade aqui relatada são os seminários semestrais para apresentação, por estudantes, das atividades realizadas durante o semestre. O desafio é que as turmas demonstrem, com apresentações criativas, os conhecimentos adquiridos no decorrer do período, indicando os procedimentos do processo ensino aprendizagem empregados durante as aulas e as habilidades adquiridas durante este processo. As atividades de socialização têm o objetivo de levar os estudantes a compreender de forma mais profunda a integração das áreas do conhecimento promovida pelos núcleos e socializar o processo entre docentes, estudantes, profissionais do serviço, gestores e outros atores que participam da graduação de enfermagem, contribuindo com o processo de aprendizagem. Partindo do princípio que avaliar também é um procedimento educativo e implica em desenvolvimento de habilidades e capacidades para a tomada de decisão, no primeiro semestre de 2013 os docentes do curso inovaram incluindo a avaliação para a atividade de socialização, utilizando instrumentos que deram a oportunidade a todos os atores envolvidos participarem deste processo avaliativo. Desta forma, além dos docentes dos diferentes núcleos, os estudantes de cada fase foram subdivididos em grupos para avaliar cada uma das apresentações das demais fases, de acordo com critérios pré estabelecidos, de tal forma que as turmas foram avaliadas e contribuíram com a avaliação de cada uma das outras. Ao termino dos trabalhos de apresentação do dia cada grupo encaminhou uma média atribuída para as apresentações avaliadas. Efeitos alcançados: A participação e envolvimento dos estudantes na atividade demonstram o acerto na decisão de envolver os estudantes no processo avaliativo da socialização, já que se perceberam como sujeitos capazes de contribuir com o processo de formação de seus colegas de diferentes períodos do curso, além de fortalecer sua própria formação. Recomendações: Entendemos que a proposta do curso deve ser socializada em diferentes momentos com os atores envolvidos, para que compreendam os objetivos e as propostas metodológicas. Experiências inovadoras devem ser vivenciadas, pois contribuem para implementar o currículo em sintonia com os pressupostos do documento formulado.

Palavras-chave


Enfermagem; Processo avaliativo; socialização.