Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM SÍNDROME NEFRÓTICA CORTICORRESISTENTE EM CUIDADOS NO PRONTO SOCORRO INFANTIL
Luciene Regina de Lima, Alex Araújo Rodrigues, Maira Pereira Sampaio, Nara Sunally Andrade da Silva, Maria Elisabete Pereira Matias, Halana Cecilia Vieira Pereira

Resumo


A síndrome nefrótica (SN) é uma enfermidade que prejudica adultos e crianças, porém é considerada uma patologia incomum no primeiro ano de vida. Este agravo causa distúrbios metabólicos graves, afetando o crescimento da criança podendo levar a complicações severas como insuficiência renal e até mesmo ao óbito. De acordo com estudos epidemiológicos a cada 100.000 crianças estima-se que 2-7 possuam novos casos de SN, até a década de 40, estimava-se que 40% das crianças com SN chegariam ao óbito por infecções, na atualidade está estimativa foi bastante reduzida devido à introdução de terapias com glicocorticoides e antibióticos. O objetivo deste estudo foi conhecer a fisiopatologia da SN corticorresistente e as alterações provocadas pela doença e promover práticas assistenciais baseadas na sistematização da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa realizado na pediatria de um hospital localizado no município de Barbalha – CE. O caso foi com uma criança de 12 anos, admitida no pronto socorro infantil em 04/06/2013, às 18h, com quadro de edema generalizado, face Cushingóide e dor em MMII onde, ao exame, apresentava: PA 100x80mmHg, T 36,3º; P 86bpm; FR 18irm e diurese 30ml. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada como portadora de síndrome nefrótica corticorresistente – Bx renal e glomerulonefrite com lesão tubular, aos cinco anos de idade, desde então a paciente iniciou tratamento em hospital na capital do estado. A criança também possui diagnóstico de hipertensão. Após toda coleta do histórico identificou-se os seguintes diagnósticos: 1) Alto risco de infecções relacionado à redução das defesas corporais; 2) Volume excessivo de líquidos relacionado a mecanismos reguladores comprometido, evidenciado por edema generalizado; 3) Alto risco de integridade da pele comprometida relacionado ao edema e à redução das defesas corporais; 4) Ansiedade relacionado à internação evidenciado por episódios de choro. As intervenções foram aplicadas amenizando o estado de saúde debilitado da menor, orientações à mãe com respeito as necessidades básicas da infante, como alimentação e ingesta hídrica adequada, visando uma possível diminuição dos episódios de crise renal e edema, além de promover a inclusão da mesma ao convívio social e interação com as demais crianças, gerando o seu bem estar diante da doença crônica.

Palavras-chave


Assistência de enfermagem; Síndrome nefrótica; Doença Crônica

Referências


CARPENITO-MOYET, Lynda Juall. Diagnóstico de Enfermagem: Aplicação à prática clínica/ Lynda Juall Carpenito-Moyet; trad. Regina Garcez. – 10ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2005.

WHALEY. L; WONG, Donna L. Enfermagem Pediátrica: Elementos
essenciais à intervenção efetiva. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004.