Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
BUSCA DE CASOS DE SÍFILIS SUBNOTIFICADOS NOS LABORATÓRIOS DE GRANJA-CE
Maria das Graças Dias Carneiro, José Reginaldo Pinto, Kamilla de Arruda Pedrosa, Patrícia Feitoza Santos, Hercília Angelim de Assis, Gerarda Cunha da Silva

Resumo


Analisando o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do município de Granja observou-se que nos anos de 2010 a 2012 não havia registros de casos de sífilis em gestante e/ou congênita enquanto que, já nos primeiros quatros meses de 2013 já haviam sido notificados quatro casos de sífilis em gestante. Essa avaliação tornou claro que existia uma subnotificação deste agravo, o que induziu a epidemiologia a aplicar um novo método de vigilância da sífilis na gravidez. Desta forma, foi iniciado a partir de agosto de 2013 uma vigilância nominal imediata das gestantes com sífilis, solicitando a notificação dos casos com resultado positivo do teste de triagem não treponêmico para sífilis (VDRL) pelos laboratórios do município, aumentando dessa forma, a visibilidade do problema e a probabilidade de cura dessas gestantes antes do parto. Esse trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no segundo semestre de 2013, envolvendo o laboratório público e um particular do município. A experiência agregou o trabalho da equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, do hospital municipal e das equipes da Estratégia Saúde da Família. Realizou-se uma busca qualiquantitativa (nome da gestante, data de realização do exame e UBS que solicitou) nos registros do laboratório municipal de janeiro a agosto de 2013, identificando todas as gestantes que tiveram resultado de VDRL positivo. Em seguida, foi feita uma busca dessas gestantes no SINAN para verificar a situação de tratamento. Por fim foi operacionalizada a notificação solicitando resgate dos casos encontrados que não haviam sido notificados pelas equipes de saúde, cobrando destas, notificação e tratamento dessas gestantes. Os resultados mostraram que houve acréscimo das grávidas portadoras de sífilis entre agosto e setembro do corrente ano. Os dados totais informaram que aumentou para 16 notificações de sífilis em gestante até setembro de 2013 e 04 casos de sífilis congênita após a implantação da notificação imediata pelos laboratórios. Os dados obtidos reiteram a importância de a instituição notificar casos de sífilis na gestação. A experiência indica que a notificação nominal dá identidade aos casos de sífilis na gestação, chama a atenção dos gestores e do profissional para o problema e lhe confere mais visibilidade.

Palavras-chave


Epidemiologia. Sífilis. Notificação.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

 

ROUQUAYROL, Maria Zélia; GURGEL, Marcelo. Epidemiologia & Saúde. 7 ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2013.