Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO FORTALECIMENTO DAS ESTRUTURAS DE GESTÃO
Thais Paulo Teixeira Costa, Virna Lins Leão Lima, Janete Lima de Castro

Resumo


Pensar em Gestão é pensar além de formas e números e conhecimentos científicos do homem envolvem a valorização do sentimento, cultura e expressões. Atribuindo-se assim, significados as experiências de vida e emoção à arte de fazer gestão. Nessa perspectiva, a formação de profissionais dessa área exige constante aperfeiçoamento, estudo, dedicação e articulação da teoria com a prática. O presente trabalho pretende relatar a experiência do curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na modalidade EAD, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde. O curso teve inicio em abril do ano de 2013 e tem como objetivo fortalecer a rede de gestores e colaboradores da área. A opção pela modalidade a distância resulta da necessidade de formar em larga escala e de garantir o acesso aos processos educacionais dos profissionais sediados nas as áreas mais distantes. A clientela do curso é constituída por profissionais que estão em atividade de trabalho em funções de assessoramento ou gerência de Recursos Humanos nos diversos níveis hierárquicos das instituições públicas de saúde. 740 alunos distribuídos entre as capitais e municípios da região nordeste integram essa clientela. A concepção pedagógica do curso é considerada problematizadora, uma vez que busca a aquisição do saber vinculado ao contexto do trabalho no qual está inserido o aluno e oferece melhores condições para desenvolver no aluno o "aprender a aprender". A avaliação processual do curso revela que a evasão é de 10%, o que é bem abaixo da média nacional, segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distancia. A baixa evasão dessa experiência pode ser consequência da metodologia utilizada e da plataforma virtual de fácil acesso, que responde às exigências do método da problematização. Outro fator que pode explicar a baixa evasão é o papel dos tutores como mediador do conhecimento, incentivando a criatividade e autonomia do estudante/trabalhador.

Palavras-chave


Educação a Distância; Gestão; Saúde

Referências


- Capacitação em desenvolvimento de recursos humanos de Saúde CDRHR. Editora: UFRN, 1999. Organizadores: Jose Paranaguá de Santana; Janete Lima de Castro.

- Preti, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas / Oreste Preti. Cuiabá : EdUFMT, 2009.