Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESCREVENDO FAMÍLIAS NA COMUNIDADE E IMPLEMENTANDO PRÁTICAS DE CUIDADO EM UMA USF DO RECIFE/PE
Edgar da Silva Fontes, Débora Sabriny Oliveira de Melo, Fabiana Monteiro Gomes Pereira, Nancy Sotero Silva, Hyago Norberto Rodrigues Leite Marques de Sá, Yasmim Talita de Moraes Ramos

Resumo


Introdução: Família é a primeira instituição social que referencia e totaliza a proteção e a formação dos indivíduos. Sendo assim, a família deve ser prioridade das políticas publicas sociais e de saúde. Com esse intuito, a Estratégia de ESF vem reorganizando o modelo técnico-assistencial sanitário brasileiro, servindo como porta de entrada do SUS e praticalizando o cuidado integral com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos; além acompanhamento das sequelas e cronicidades. Objetivos: Essa pesquisa teve como objetivo descrever a dinâmica familiar identificando e teorizando os problemas (sociais e clínicos) encontrados nos núcleos familiares. Metodologia: Utilizou-se uma análise qualitativa com uma abordagem descritiva-analítica. Os dados foram coletados com o apoio da técnica de Visita Domiciliar, ficha A do SIAB, Escala de Risco de Famílias (Escala de Coelho); e na estruturação da pesquisa com pontos específicos de organização utilizou-se o Arco de Problematização de Maguerez, sendo composto pela observação da realidade que de distingue na descrição das famílias com enfoque clínico e social, além da organização das informações em uma ficha de sistematização dos problemas, sugestão de hipóteses e soluções baseadas nos conceitos de práticas sanitárias e no papel da USF perante a comunidade. Resultados: Os problemas identificados nas famílias foram: conflitos familiares, fator socioeconômico pouco privilegiado, alcoolismo, depressão, doenças crônicas, verminoses, constipação, sequelas de AVC, epilepsia, filariose, entre outros. Foi observando a realidade das famílias que ficou evidente que os problemas apresentados atrelam-se a um enraizamento social forte, sendo este precursor das situações apresentadas. Conclusão: Por fim, faz-se necessário o uso de medidas que visem prestar serviços e ações articuladas, integradas e intersetoriais, a fim de buscar a promoção, educação e reabilitação da saúde para que haja, assim, uma manutenção da qualidade de vida dos membros dessas famílias, ressaltando sempre que o caráter social das patologias encontradas se sobressaem aos demais, consolidando o entendimento social do processo saúde-doença de indivíduos e coletividades.

Palavras-chave


(familia, cuidado, estratégia de saúde da família)

Referências


Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o programa saúde da família: pela integralidade de atenção e reorientação do modelo assistencial.

Alves VS. A health education model for the Family Health Program: towards comprehensive health care and model reorientation, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005.

Boff L. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 9. ed. Petrópolis, Vozes, 2003.

Buss PM. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In : CZERESNIA, Dina. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003,p .97-117.

Carvalho AI. Adoecer e Morrer Como e Por quê? Gestão em saúde: curso de aperfeiçoamento para dirigentes municipais: programa de educação à distância. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz , 1992.

Coelho FLG, Savassi LCM. Aplicação da Escala de Risco Familiar como instrumento de priorização das visitas domiciliares. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Brasil, v. 1, n. 2, p. 19-26, 2005.

Cotta RMM, Mendes FF, Muniz JN. Descentralização das políticas públicas de saúde. Do imaginário ao real. Viçosa: ed.UFV, 1998.

Garrafa V. Bioética, Saúde e Cidadania. O Mundo da Saúde, São Paulo, SP, v. 23, n.5, p. 263-269, 1999.

Laurell AC. A saúde-doença como processo social. Revista Latinoamericana de Salud, México, México, n. , p.7-25, 1982.

Magalhães R. Enfrentando a pobreza, reconstruindo vínculos sociais: as lições das ações de cidadania contra fome, a miséria e pela vida. Cad. Saúde pública, 2002. 18 supl: 121-37.

Mendes EV, Teixeira CF, Araújo EC, Cardoso MRL. Distrito sanitário: conceitos-chave. In: MENDES, E. V. (Org.) Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias. 1993.

Nascimento RD. O acolhimento ao usuário portador da hanseníase na cidade do Recife, sob a ótica da Integralidade. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Centro de pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.

Souza RA, Carvalho AM. Programa saúde da família e qualidade de vida: um olhar da psicologia. Estudos de Psicologia 2003, 8(3), 515-523

Takahashi RF, Oliveira MAC. A visita domiciliária no contexto da sáude da família. In: Ministério da Saúde (BR). Programa de Saúde da Família : manual de enfermagem. São Paulo (SP): O Ministério; 2001. p. 43-6.