Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO PARA O SUS – RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO DE EPIDEMIOLOGIA DO CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA ESCOLA POLITÉCNICO DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO/FIOCRUZ - RJ
Regina Fernandes Flauzino, Claúdia Márcia Osório Xavier de Almeida, Omara Machado Araujo de Oliveira, Paula de Castro Nunes

Resumo


Caracterização do problema: Este trabalho trata-se de um relato de experiência iniciado em 2012, pelo grupo de professores do núcleo de epidemiologia do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVISAU) da Escola Politécnico de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), pertencente a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro (SMSDC/RJ). Tal curso é destinado a formação de profissionais vinculados a SMSDC/RJ, de nível médio (Agentes de Controle de Endemias) em Técnicos de Vigilância em Saúde. Descrição da experiência: O conteúdo da disciplina consta de metodologias ativas (dinâmicas de grupo, leituras e discussões de artigos científicos, trabalhos em grupo, estudos de caso, projeção de vídeos, apresentação de álbuns seriados, folhetos informativos, distribuição de preservativos – promoção da saúde e prevenção de DST e HIV/AIDS) e aulas expositivas. Das cinco turmas obteve-se uma média de 30 alunos inscritos em cada uma, sendo estes grupos heterogêneos, com níveis de formação diversos (desde o nível médio até pós-graduação). Segundo questionário aplicado aos alunos foi considerado como dificuldades: 37% o conteúdo muito extenso, diversificado e ampliado; 55,5% a carga horária insuficiente, pouco material impresso e grande volume de informação. No que tange as facilidades: 52% considerou o comprometimento e nível de conhecimento da docente como facilitador da aprendizagem, a boa relação da docente com os alunos, a possibilidade de apoio entre colegas e professora; 44% avaliou as estratégias utilizadas em sala de aula considerando que estas incentivaram os alunos a chegarem a suas próprias conclusões. Efeitos alcançados: Os alunos passaram a ter um novo entendimento das ações e práticas executadas em seu cotidiano, fortalecendo a sua identidade enquanto trabalhador do SUS. Conseguiu-se, ainda, construir um espaço colaborativo e de troca de experiências. Recomendações: Acredita-se que o processo de construção e a identificação de riscos e vulnerabilidade da população em seus territórios de atuação foi alcançado, bem como, o reconhecimento da realidade sob a luz teórica da disciplina.

Palavras-chave


Vigilância em Saúde; Epidemiologia; SUS; Formação Técnica em Saúde

Referências


Guia de Vigilância Epidemiológica. MS.2007