Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA ESCOLAR EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DE CARÁTER POPULAR
Sara Lavor Fernandes

Resumo


Este trabalho foi produzido como resultado da imersão como estagiária de Psicologia em um cursinho (Projeto Novo Vestibular) vinculado à extensão da Universidade Federal do Ceará, pautado na Educação Popular. O objetivo principal é possibilitar a discussão de experiências práticas de atuação na área de Psicologia Escolar. O método consiste na revisão da literatura que ancorou a prática durante o desenvolvimento das atividades do estágio. O PNV se diferencia dos tradicionais cursinhos pré-vestibulares, na medida em que busca democratizar o acesso ao ensino público superior e assume uma perspectiva de formação cidadã, contrapondo-se ao fenômeno da mercantilização da educação. Na discussão nos debruçamos sobre as diretrizes de cunho pedagógico e metodológico do projeto e procuramos ainda investigar os alcances e limites de um serviço de psicologia inserido neste contexto. Os resultados apontam para a análise das possibilidades e desafios de intervenção encontrados pelo serviço de psicologia de uma instituição educacional de caráter popular. O serviço não tem a pretensão de clinicar ou fazer terapia, mas promover um momento de escuta onde as questões pessoais dos estudantes e professores possam ser ouvidas em um ambiente acolhedor, além disso, busca-se fomentar o diálogo e a participação de todos, criando-se um espaço de formação de cidadãos críticos. Concluímos, após as leituras a respeito da atuação psi no espaço educacional, que ela tem significativo papel nos processos de subjetivação e que pode contribuir bastante na construção de formas alternativas de educação, que não privilegia somente os resultados e aprovações, construindo um espaço de formação cidadã e promotor de saúde mental.

Palavras-chave


Psicologia Escolar; Educação Popular

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