Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDITAL SESU/MEC 04/1997: PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E SEUS REFLEXOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
Norberto Geraldo Lima Magalhães, Lucimar Daniel Simões Salvador, Saulo Daniel Mendes Cunha, Mirtes Ribeiro

Resumo


Este estudo buscou promover uma discussão acerca do Edital SESU/Mec 04/1997, evidenciando os pressupostos básicos para a construção curricular das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação e seus reflexos para a formação profissional em saúde. Apresentou como objetivo discutir os motivos que levaram a publicação Edital SESU/Mec 04/1997 que propôs modificações nos currículos dos cursos de graduação. Ainda, discutir como estas mudanças afetaram a reorientação da formação acadêmico-profissional dos cursos da área da saúde. Através de uma pesquisa bibliográfica foram catalogados artigos que versassem sobre o Edital e os desdobramentos deste na formatação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação da área da saúde. De acordo com os textos pesquisados, foi possível apontar que o edital emergiu de um contexto político-social que desdobrou na implementação de um sistema nacional de assistência universal a saúde da população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS). Que o modelo de formação fragmentada vigente não correspondia ao perfil necessário para integralizado do sistema. Ainda que as DCN apresentam como pressupostos básicos para a organização dos currículos a flexibilização curricular, a integração teoria prática, a articulação ensino/trabalho, a adoção de uma concepção integradora dos conhecimentos, visando uma educação crítica, reflexiva e permanente, que busque dar respostas aos desafios da atenção à saúde da população. Sendo assim, na perspectiva da formação preconizada pelas DCN e a despeito das exigências para se alcançar o perfil profissional requerido pela sociedade, grandes desafios se colocam às instituições formadoras, abrangendo ruptura com a lógica de formação tradicional, promovendo então mudanças de paradigma e de estratégias para uma formação acadêmico-profissional em saúde integralizadora, política, crítica e reflexiva.

Palavras-chave


Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação Profissional em Saúde; Edital SESu/Mec 04 de 1997.

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

_______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 09/11/2001. Seção 1, p. 37.

_______. Ministério da Educação. Edital n. 4 de 10 de dezembro 1997. Convoca as Instituições de Ensino Superior a apresentar propostas para as novas Diretrizes Curriculares dos cursos superiores. Diário Oficial da União, Brasília, 12/12/1997. Seção 3, p. 36.

CAMPOS, F. E. et al. Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da atenção básica. Rev Bras Educ Med, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 53-9, Maio/Ago, 2001.

FEUERWERKER, L. Educação dos profissionais de saúde hoje - problemas, desafios, perspectivas, e as propostas do Ministério da Saúde. Revista da ABENO, v. 3, n. 1. São Paulo, p. 24-27, 2003.

GONZALEZ, A.D.; ALMEIDA, M.J. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc. saúde coletiva, vol.15, n.3, pp. 757-762, 2010a.

_______. Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis, vol.20, n.2, pp. 551-570, 2010b.

MATTOS, M.G; ROSSETO JR, A.J; BLECHER, S. Metodologia da Pesquisa em Educação Física. 3 ed. Fhorte Editora. 224 p,  2004.

THOMAS, Jerry, R.; Nelson, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3.ed.: Porto Alegre: Artmed, 2002.