Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UM OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE DO SEU BAIRRO
Gilmara Kaynne Carvalho da Costa, Thiago Rodrigues Gusmão Ribeiro, Laíza de Carvalho Paulino, Gustavo Borges Teixeira Mendes, Carla Maria de Castro Dias e Silva

Resumo


Caracterização do problema: o presente relato trata-se da experiência de quatro estudantes da Universidade Estadual do Piauí, pertencentes ao programa de extensão Pet Saúde – Controle Social, vivenciadas em visitas domiciliares, que tinham como finalidade a divulgação do Conselho Local de Saúde (CLS), já existente, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Ressureição na cidade de Teresina/PI. Este programa de extensão tem como um dos objetivos fortalecer o CLS do referido bairro. Durante as visitas dos estudantes na comunidade foi perceptível que a mesma estava desinformada sobre a existência de um conselho local no bairro, sobre suas funções, atribuições e sua composição, tornando o processo de fortalecimento do CLS ainda mais complexo. Notou-se também uma insatisfação da população por não saber desta existência, apresentando aos estudantes algumas queixas sobre os serviços que estavam sendo prestados na UBS. Descrição da experiência: A experiência é resultante de visitas domiciliares acompanhadas por um ACS (Agente Comunitário de Saúde), que aconteceram semanalmente, durante um mês no bairro Alto da Ressureição na cidade de Teresina/PI. Através dessas visitas observaram-se os problemas apontados anteriormente. Efeitos alcançados: A experiência permitiu uma compreensão prática, por parte dos universitários, da percepção que a comunidade possuía em relação ao CLS do seu bairro. A experiência provocou uma sensibilização dos estudantes de difundir essa compreensão e elaborar estratégias para atenuar a problemática citada. Recomendações: Percebeu-se que antes de explicar qual o papel do CLS e dos seus conselheiros, de acordo com as normas e diretrizes do SUS, para o ouvinte, era importante deixar o mesmo expor suas opiniões sobre o que ele pensava que era o Conselho Local, sobre os problemas sanitários que ele observava no seu bairro e sobre o atendimento oferecido pela ESF (Equipe Saúde da Família) seguindo os preceitos do SUS.

Palavras-chave


SUS; Comunidade; Conselheiros

Referências


Aciole GG. Das dimensões pedagógicas para a construção da cidadania no exercício do controle social. Interface - Comunic Saúde Educ. 2007 SetDez; 11(23):409-26.; Oliveira V de C. Desafios e contradições nos Conselhos de Saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Coletânea de comunicação e informação em saúde para o exercício do controle social. Brasília; 2007.; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo, et al. "Direitos dos usuários da saúde: estratégias para empoderar agentes comunitários de saúde e comunidade." Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste-Rev Rene 10.4 (2012).