Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O POTENCIAL DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA NA INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM AS REDES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (PRÓPET-SAÚDE)
Thais Salema Nogueira de Souza, Marina Resende, Debora Beck, Tatiana Frydman, Bruna Souza, Marco Silva, Rafaela Araujo, Tais Soares Neto, Thais Aguiar, Bianca Lopes, Aline Zaccaro

Resumo


O Programa Saúde da Escola (PSE) pretende contribuir para formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, bem como de cidadania e direitos humanos. A UNIRIO elegeu o PSE como tema de um subprojeto do Pró-PET Saúde. Objetivo: relatar experiências do PET Saúde na Escola, que tem como princípios o protagonismo juvenil, participação, diálogo, integração e criatividade. O projeto integra universidade (12 estudantes de enfermagem, medicina e nutrição, 1 tutora acadêmica), rede de saúde (6 profissionais da Estratégia de Saúde da Família) e 6 escolas públicas municipais (alunos, pais e professores). As atividades são: 1 Ambientação de estudantes na ESF (consulta, visita domiciliar, grupo, campanha); 2 Diagnóstico educativo na escola: entrevista com professores e diretores, dinâmica com crianças e adolescentes; 3 Análise de resultados, seleção de temas e estratégias de ação; 4 Apresentação dos resultados nas escolas; 5 Planejamento e realização de ações. A dinâmica com crianças e adolescentes permitiu conhecer percepções e dúvidas sobre saúde. Os temas de maior interesse são alimentação, atividade física, sexualidade e prevenção de doenças. As entrevistas com professores revelaram a percepção de que alunos são carentes de noções básicas de saúde e que relação com drogas é realidade. Os temas sugeridos são alimentação, autocuidado corporal, relações sociais, sexualidade e droga, por meio de abordagens lúdicas, interativas e participativas. As ações ocorrem em: Atividades diretas com alunos dentro e fora de sala de aula, oficinas com professores, reuniões com pais; Atividades indiretas como mural educativo-interativo; jogos e mensagens na internet. Desafios: desencontro dos calendários devido greve das IFES; conjugação da carga horária do PET com outras atividades; ida dos profissionais na escola. Potencialidades: vivência e aprendizagem dos estudantes na ESF e escolas; troca de conhecimentos teórico-práticos; interesse e participação da comunidade escolar. Avaliações mostram que o projeto tem sido proveitoso devido ao potencial da parceria universidade-serviço de saúde-escola, para formação profissional e humana dos universitários, para educação permanente dos profissionais de saúde, bem como pela reflexão da saúde no ambiente escolar. A construção coletiva, intersetorial e multiprofissional pede sensibilidade e flexibilidade para lidar com distintas realidades para integração de processos de trabalho.

Palavras-chave


formação profissional; formação humana; programa de saúde na escola