Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OUTUBRO ROSA: EXERCÍCIO DE NOVOS OLHARES NO CAPS DAVID CAPISTRANO FILHO/ARACAJU
Wilma Ramos Ramos Libertador

Resumo


O relato trata-se de experiência de atividades de extensão com docentes e discentes do 5º período do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio Fase, em Aracaju/Sergipe, durante as comemorações alusivas ao “Outubro Rosa”, em 2012, e teve como objetivo desenvolver atividades de promoção e prevenção em saúde para mulheres e homens com indicação para realização do exame clínico das mamas, assim como exercitar novos olhares, na perspectiva da integralidade, para o usuário com transtorno mental. O cenário da experiência foi o CAPS David Capistrano Filho/Aracaju, onde foram desenvolvidas atividades educativas coletivas sobre câncer de mama, colo uterino, DST´s e Planejamento Familiar, com entrega de materiais informativos e preservativos. Além dessas atividades foram também realizados 111 exames clínicos das mamas, através dos quais foram detectadas alterações como presença de secreção leitosa ou aquosa à expressão mamária, nódulos pequenos à palpação. Ao final houve a realização de oficinas de maquiagem e entrega de acessórios (brincos e pulseiras) para as mulheres, para a melhoria da autoestima. Durante as atividades, foi percebido que muitas usuárias não faziam seus exames preventivos de citolologia do colo uterino, assim como a mamografia a mais de dois anos, e os usuários homens nunca tinham tido suas mamas avaliadas. Ressalta-se aqui a importância de ações articuladas entre a saúde mental e a atenção primária com o objetivo de “não fragmentar” os sujeitos/usuários e olhá-los a partir dos transtornos ou doenças. Com a experiência percebe-se a necessidade da realização de atividades dessa natureza para o aprimoramento das técnicas dos exames realizados pelos acadêmicos; de estimular a recriação das habilidades profissionais; de exercitar novos olhares, na perspectiva da integralidade, com o usuário de transtorno mental. Além disso, ficou claro a importância dessas ações nos serviços de atenção psicossocial, que mostra que a luta antimanicomial tem, ainda, provocado mudanças em comportamentos e atitudes nos espaços institucionais de atenção a saúde.

Palavras-chave


Enfermagem; câncer de mama; prevenção; exame clínico das mamas; saúde mental.

Referências


Ministério da Saúde (Br). Instituto Nacional do Câncer. Estimativas de câncer. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2005.

SANTOS  J.B.F, JORGE M.S.B, BATISTA F.L.R, DUAVY  L.M. A P ercepção da mulher sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino: estudo de caso.2006.Disponível em: http://www.scielosp.org/. Acessado em: 30/06/12.

SOUZA, A. S.R; RODRIGUES, A.M. S; AUGUSTO, D. K, et.al. Prevenção e Controle do Câncer de Mama- PROTOCOLOS DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER. Belo Horizonte, 2008.