Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FACILITADORES DO APRENDIZADO: 4 ESTAÇÕES, UM MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Carlos Henrique Maia Ferreira Alencar, Gabriella Cristina Coelho de Brito, Anamaria Cavalcante e Silva, Jocileide Sales Campos, Francisca Maria de Oliveira Andrade

Resumo


Caracterização do problema: Inúmeras teorias de aprendizado estão disponíveis para o ensino médico e é necessário identificar os princípios de aprendizagem e entender como as diferenças individuais afetam esse processo. Aprendizado foi definido como mudanças permanentes no comportamento, incluindo tanto atividade observacional, como processamento interno, sendo este raciocínio, atitudes e emoções. Utilizar uma metodologia inovadora para assegurar o aprendizado de estudantes de medicina, possibilitando participação ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem torna-se, portanto, desafiador. Descrição da experiência: Realizou-se uma simulação em quatro estações, em que acadêmicos de medicina e professores produziram cenários e levaram informações acerca dos direitos da gestante e do bebê para os participantes – representantes de diversos municípios cearenses. O tema foi escolhido devido à relevância social e médica. Na primeira estação, demonstraram-se duas modalidades de Acolhimento, o primeiro modelo e o contraponto como segundo, que seria o ideal e, por último, alguns acadêmicos expuseram os direitos da gestante e do bebê. Na segunda estação, fez-se uma conferência sobre o planejamento familiar e encerrou-se fazendo uma dramatização de uma primeira consulta de pré-natal, em que se explicou o passo a passo desta. Na terceira estação, dispuseram-se os cenários de pré-parto, parto e pós-parto e encenaram-se as situações ideais para cada uma dessas etapas. A quarta estação foi dedicada à atenção à mãe após o parto e durante o puerpério, e ao seu filho no primeiro mês de vida. Efeitos Alcançados: Foi possível demonstrar que este método é capaz de promover um aprendizado mais profundo do tema abordado e permitir apropriação, por parte dos acadêmicos, de conhecimentos úteis para seu desempenho profissional; além de discutir problemas enfrentados na aplicação da temática e suas possíveis soluções. Recomendações: Recomenda-se aplicar as intervenções propostas pelo novo método para inclusão na formação do acadêmico de medicina, visto que são facilitadoras de mudanças no comportamento e aprendizagem destes, bem como validar essa metodologia em outros contextos sociais, com outros enfoques teóricos.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Facilitador do Aprendizado; Estações