Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DO MODELO CALGARY DE AVALIAÇÃO FAMILIAR EM NÚCLEOS FAMILIARES NO MUNICÍPIO DO RECIFE/PE
Edgar da Silva Fontes, Débora Sabriny Oliveira de Melo, Fabiana Monteiro Gomes Pereira, Nancy Sotero Silva, Hyago Norberto Rodrigues Leite Marques de Sá, Yasmim Talita de Moraes Ramos

Resumo


Introdução: A Estratégia de SAÚDE DA FAMÍLIA é direcionada aos núcleos familiares com ações que visem a resolutividade dos problemas, vinculo comunitário, acessibilidade, responsabilização longitudinal do cuidado em saúde, entre outras. Como isso, para um melhor entendimento social do processo saúde-doença e problematização da dinâmica familiar atual, implementamos uma técnica de análise das famílias em uma USF da cidade do Recife. Objetivos: Descrever a implementação do Modelo Calgary de Avaliação Familiar em uma USF do Recife/PE. Métodos: Esse trabalho teve caráter qualitativo descritivo-analítico, utilizou-se o Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF) que é utilizado para identificar problemas subjetivos e objetivos, que irão alterar a dinâmica familiar, Resultados: O modelo Calgary (MCAF) avaliou as seguintes categorias nas famílias estudadas: estrutura familiar, aspectos internos, externos e contexto familiar; desenvolvimento familiar, vínculos e o funcionamento familiar. Com essa avaliação social subjetiva multicêntrica pudemos avaliar na ótica do cuidado e da integralidade, o cunho social da dinâmica familiar. Conclusão: Este instrumento é de grande valia para acompanhar famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, aos quais classificamos de acordo com a Escala de Risco familiar de Coelho e Savassi, hierarquizando riscos mais emergenciais para que possamos agir em consonância com a equidade. Por fim, ficou evidente que o Modelo Calgary de Avaliação Familiar é eficiente e eficaz na estruturação de uma análise de cunho social subjetivo, reconhecendo a ‘raiz social’ da problemática, que são os precursores da instalação do processo saúde-doença das famílias.

Palavras-chave


(Modelo calgary, avaliação familiar; dinâmica familiar)

Referências


Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004

Buss PM. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In : CZERESNIA, Dina. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendência. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003,p .97-117.

Brasil, Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde, 1997.

Coelho FLG, Savassi LCM. Aplicação da Escala de Risco Familiar como instrumento de priorização das visitas domiciliares. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Brasil, v. 1, n. 2, p. 19-26, 2005.

Garrafa V. Bioética, Saúde e Cidadania. O Mundo da Saúde, São Paulo, SP, v. 23, n.5, p. 263-269, 1999.

Laurell AC. A saúde-doença como processo social. Revista Latinoamericana de Salud, México, México, n. , p.7-25, 1982.

Magalhães R. Enfrentando a pobreza, reconstruindo vínculos sociais: as lições das ações de cidadania contra fome, a miséria e pela vida. Cad. Saúde pública, 2002. 18 supl: 121-37.

Mendes EV, Teixeira CF, Araújo EC, Cardoso MRL. Distrito sanitário: conceitos-chave. In: MENDES, E. V. (Org.) Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias. 1993.