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CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MANAUS
Resumo
A faculdade é responsável pela construção do conhecimento científico interagindo com a prática e com a realidade da área da saúde. O curso de graduação deve fornecer instrumentos que possibilitem, aos discentes, atitudes e ações críticas. Assim, para a formação de um enfermeiro apto para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho, as instituições de graduação precisam identificar e caracterizar o perfil do aluno de enfermagem podendo através dessa ferramenta desenvolver recursos pedagógicos e metodologias mais adequadas ao seu desenvolvimento profissional. Desta forma o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos estudantes que ingressam no curso de enfermagem de uma faculdade pública da cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada com estudantes ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade pública de Manaus, em 2013, perfazendo um total parcial de 27 estudantes. Utilizou-se um questionário estruturado, com questões relacionadas aos aspectos socioeconômicos, escolares e familiares dos alunos, e sobre as motivações e expectativas em relação ao curso, após aprovação do CEP local. Os resultados revelam que 77% discentes são do sexo feminino, 85% na faixa etária de 17 a 24 anos, 96% solteiros, sendo 10% com filhos. Quanto à procedência 100% dos alunos procedentes do Estado do Amazonas, de escola pública, sendo 30% provenientes de escola profissionalizante, deste total 88% provenientes do curso técnico de enfermagem. Observou-se que a enfermagem foi a primeira opção no vestibular, somando 52% dos questionários analisados referindo que o que o motivou foi a perspectiva de um trabalho cuidando de pessoas em 85% e 12% relataram a opção relacionado ao mercado de trabalho e remuneração. Verifica-se a predominância do sexo feminino e a presença de pessoas jovens ingressando no curso de enfermagem, este último fator é um importante fator a ser considerado no processo pedagógico3. Importante destacar que a totalidade dos estudantes desta pesquisa frequentaram escola pública, sendo que muitos eram provenientes do curso técnico de enfermagem, o que demonstra a busca por qualificação e aprimoramento. A escolha pelo curso também mostra que o estudante está preocupado em se preparar para uma área profissional promissora4. Conclui-se que o conhecimento do perfil dos alunos ingressantes propiciam reflexões da estrutura das faculdades e universidades de forma a atender às novas demandas do mercado.
Palavras-chave
estudantes de enfermagem, educação em enfermagem, programas de graduação em enfermagem
Referências
1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Reestruturação e expansão das Universidades Federais- Diretrizes gerais. 2007.
2. DONATI, L; ALVES, M.J.; CAMELO, S.H.H. O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada. Rev.enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 18(3): 446-50, 2010.
3. PIERANTONI, C.R. Alunos de graduação em enfermagem – perfil, expectativas e perspectivas profissionais. Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde. IMS/UERJ. 2008.
4. SILVA, A.L.; CAMILO, S.O.; A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Rev esc enferm USP.; 41:403-10, 2007.