Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MANAUS
Lilian Kelen Aguiar, Hernane Guimarães Santos Junior, Mariana Ceruti Ferreira, Yuria Mendes Lopes da Silva, Luciana Silva de Melo

Resumo


A faculdade é responsável pela construção do conhecimento científico interagindo com a prática e com a realidade da área da saúde. O curso de graduação deve fornecer instrumentos que possibilitem, aos discentes, atitudes e ações críticas. Assim, para a formação de um enfermeiro apto para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho, as instituições de graduação precisam identificar e caracterizar o perfil do aluno de enfermagem podendo através dessa ferramenta desenvolver recursos pedagógicos e metodologias mais adequadas ao seu desenvolvimento profissional. Desta forma o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos estudantes que ingressam no curso de enfermagem de uma faculdade pública da cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada com estudantes ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade pública de Manaus, em 2013, perfazendo um total parcial de 27 estudantes. Utilizou-se um questionário estruturado, com questões relacionadas aos aspectos socioeconômicos, escolares e familiares dos alunos, e sobre as motivações e expectativas em relação ao curso, após aprovação do CEP local. Os resultados revelam que 77% discentes são do sexo feminino, 85% na faixa etária de 17 a 24 anos, 96% solteiros, sendo 10% com filhos. Quanto à procedência 100% dos alunos procedentes do Estado do Amazonas, de escola pública, sendo 30% provenientes de escola profissionalizante, deste total 88% provenientes do curso técnico de enfermagem. Observou-se que a enfermagem foi a primeira opção no vestibular, somando 52% dos questionários analisados referindo que o que o motivou foi a perspectiva de um trabalho cuidando de pessoas em 85% e 12% relataram a opção relacionado ao mercado de trabalho e remuneração. Verifica-se a predominância do sexo feminino e a presença de pessoas jovens ingressando no curso de enfermagem, este último fator é um importante fator a ser considerado no processo pedagógico3. Importante destacar que a totalidade dos estudantes desta pesquisa frequentaram escola pública, sendo que muitos eram provenientes do curso técnico de enfermagem, o que demonstra a busca por qualificação e aprimoramento. A escolha pelo curso também mostra que o estudante está preocupado em se preparar para uma área profissional promissora4. Conclui-se que o conhecimento do perfil dos alunos ingressantes propiciam reflexões da estrutura das faculdades e universidades de forma a atender às novas demandas do mercado.

Palavras-chave


estudantes de enfermagem, educação em enfermagem, programas de graduação em enfermagem

Referências


1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Reestruturação e expansão das Universidades Federais- Diretrizes gerais. 2007.

2. DONATI, L; ALVES, M.J.; CAMELO, S.H.H. O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada. Rev.enfermagem UERJ, Rio de Janeiro,  18(3): 446-50, 2010.

3. PIERANTONI, C.R. Alunos de graduação em enfermagem – perfil, expectativas e perspectivas profissionais. Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde. IMS/UERJ. 2008.

4. SILVA, A.L.; CAMILO, S.O.; A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Rev esc enferm USP.; 41:403-10, 2007.