Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: UMA FORMA DE SE ABORDAR O USO DE DROGAS COM ADOLESCENTES
Ivanice Jacinto Silva, Elisabete Vitorino Vieira, Williane Andrade Souza, Zaeth Aguiar Nascimento, Rafael Nicolau Carvalho

Resumo


Caracterização do problema: O trabalho visa apresentar o resultado da vivência de estudantes de Serviço Social e Terapia Ocupacional, junto ao Programa de saúde na Escola (PSE) e a Unidade Básica de Saúde da família do bairro de Camalaú, no município de Cabedelo – PB, por meio do Programa de Educação Pelo Trabalho em Saúde Mental Crack, Álcool e outras Drogas (PET SAÚDE MENTAL 2012/2013) da Universidade Federal da Paraíba. Descrição da experiência: Esse relato pretende descrever e analisar as experiências dos estudantes de Terapia Ocupacional e Serviço Social, por meio do Programa de Educação para o Trabalho –. PET Saúde Mental, Álcool, Crack e outras Drogas, da Universidade Federal da Paraíba. As oficinas tinham o objetivo de prevenir o consumo de álcool, crack e outras drogas, entre os adolescentes e jovens assistidos pela escola, a partir do discurso coletivo identificado por discussões em grupos focando o problema e processos de participação. Participaram das oficinas estudantes do 8º do ensino fundamental em uma escola publica do bairro de Camalaú, os encontros perduram um mês, sendo realizada uma vez por semana, apoiado uma profissional de educação física do NASF e preceptora do pet saúde mental. Seguimos a metodologia da Educação Popular em Saúde, a qual se baseia na perspectiva da Saúde Integral, visando a criação e execução de políticas públicas e ambientes que reforcem a proposta de ações comunitárias em saúde, que tem como objetivo último, aumentar as potencialidades humanas. Efeitos alcançados: foram realizadas quatro oficinas nas quais foi possível trabalhar de forma dinâmica e lúdica os seguintes temas: Fatores de Risco e Proteção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas; Dispositivos de lazer, esporte e apoio social do bairro; Projeto de Vida e fechamos as atividades com a elaboração de uma gincana de saúde na escola em que os estudantes se organizaram de forma a expor e por em prática o conhecimento que construímos durante as três primeiras oficinas. Recomendações: Percebemos a potencialidade do espaço escola para abordar questões que se relacionam tanto com a prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas, como para a promoção da saúde mental e formação cidadã da população infantojuvenil.

Palavras-chave


(SAÚDE MENTAL; PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA; EDUCAÇÃO POPULAR.)