Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES VIVENCIADAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
Márcio da Silva Pereira, Francyely dos Santos Moura, Karine Cabral de Sousa, Ana Paula Ferreira, Mônica da Silva Pereira, Maurício da Silva Pereira

Resumo


Caracterização do problema: O VER-SUS (Vivencias e Estágio na realidade do Sistema Único de Saúde) constitui um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com outras Instituições, que tem por objetivo aproximar aos discentes dos desafios inerentes a implantação do Sistema Único de Saúde em todo o território nacional. Destina-se aos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde. Descrição da experiência: Nossa experiência no VER-SUS acorreu no período de 15 a 27 de Julho de 2012 na cidade de Parnaíba-PI. A segunda edição do projeto na referida cidade contou com a participação de trinta estudantes universitários dos cursos de psicologia, enfermagem, medicina, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, biomedicina, fisioterapia, odontologia, biologia e farmácia provenientes de diversas universidades do Estado tanto públicas quanto privadas, além de seis facilitadores para nortear as vivências e sistematizações. Durante o estágio, conhecemos diferentes instâncias onde o SUS é implementado, como Unidades Básicas de Saúde, hospitais, Secretária Municipal de Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial em Saúde (CAPS), além de comunidades locais, movimentos sociais e universidade. Compreendemos o funcionamento dessas instituições, bem como participamos de palestras com trabalhadores do sistema de saúde. No decorrer do estágio acompanhamos visitas domiciliares com a equipe do PSF formada por três agentes comunitários, uma enfermeira e um médico. Visitamos idosos, hipertensos e diabéticos. Após cada vivência eram feitas rodas de conversas com todos os estudantes e facilitadores adscritos ao projeto, para discutirmos as potencialidades, fragilidades e situações-problema dos serviços observados. Efeitos alcançados: O estágio de vivência possibilitou a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com a implantação do SUS, nos despertando um olhar crítico e provocando reflexões sobre a saúde pública no Brasil, além de qualificar os futuros profissionais do sistema de saúde para que estes sejam capazes de modificar a sua realidade Recomendações: O projeto VER-SUS é uma oportunidade de aproximar os estudantes da realidade nos serviços da rede pública de saúde e a continuidade deste projeto é fundamental para complementação universitária dos estudos nas áreas da saúde.

Palavras-chave


VER-SUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE,SUS

Referências


CANÔNICO, Rhavana Pitz. BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. Significado do Programa Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para a formação profissional na área da saúde. Revista Acta Paulista de Enfermagem 2008, 21 (2): 256-61.