Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESAFIOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Larissa Polejack

Resumo


A Residência Multiprofissional começou a ser implantada no Hospital Universitário de Brasília em 2009 destinada aos profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social contando com quase seis mil horas de carga horária entre disciplinas teóricas e práticas. A disciplina de comunicação e relação profissional de saúde-usuário faz parte do tronco comum e tem sido oferecida desde o início do Programa. Um problema identificado na avaliação da 1ª turma foi que apesar da alta carga horária existiram poucos momentos de efetivo trabalho multidisciplinar entre os próprios residentes. Diante disto, procuramos rever o programa da própria disciplina enfatizando o processo de construção de grupo e possibilitando a vivência de um espaço de escuta coletiva, desenvolvimento de papel profissional e aprendizado compartilhado. A metodologia adotada é a problematização e os conceito-chave são: quem somos e o que queremos, reconhecimento dos sujeitos, o cuidado, processos de comunicação, acolhimento e equipe. Para tanto utiliza-se do Psicodrama e dos dispositivos da PNH e adota-se como eixo condutor a construção de um projeto terapêutico singular. Os resultados obtidos ao longo de dois anos demonstram que a disciplina tem sido fundamental para a criação de sentido de equipe e construção de processos comunicacionais na prática interdisciplinar. As avaliações têm sido muito positivas demonstrando que a disciplina tem conseguido auxiliar no desenvolvimento do papel profissional, mas também tem colaborado para revisão de valores fortalecimento da dimensão do ser, não apenas do saber ou do saber fazer. Sugere-se que as disciplinas de formação profissional revejam o modelo baseado em metodologias tradicionais e invistam em metodologias ativas e capazes de acolher as demandas do profissional em formação. É fundamental que se considere a prática coletiva, a dimensão relacional e o conceito de cuidado como partes essenciais nos programas de residência multiprofissional.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional, interdisciplinariedade, comunicação

Referências


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