Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO SEXUAL NA TERCEIRA IDADE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Manuela Sobral Bentes de Melo, Thaís Brandão Carvalho de Oliveira, Valquiria Bruno Noroes, Isabela Capistrano Pinto, Isabelle Oliveira Parahyba, Marcio Coelho Parahyba Júnior

Resumo


Introdução: Por muito tempo, a velhice foi vista como um período de declínio e perdas, contribuindo para a existência de estereótipos e preconceitos. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que a população com essa faixa etária deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060. Este tema apresenta grande relevância, uma vez que o envelhecimento não significa estagnação das relações sexuais. A sexualidade na velhice não apenas é possível, como é realidade. Porém, tal tema não é frequentemente debatido nesta faixa da população, sendo socialmente reforçada a ideia de “assexualidade”. Objetivo: Expor as diferenças entre sexo e sexualidade e sua relação na qualidade de vida do idoso. Demonstrar as vantagens e as desvantagens do ato sexual nesta fase da vida, além de abordar temas relevantes como doenças sexualmente transmissíveis. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas dos estudantes de Medicina e Fisioterapia da Unichristus, no período de Março a Abril de 2013, numa Unidade Básica de Saúde (UBS), em Fortaleza-CE, tendo como público-alvo idosos que frequentavam regularmente a UBS. O tema sexualidade na terceira idade foi debatido por meio de apresentação de slides, dinâmicas interativas e rodas de conversa. Resultados: Realizaram-se palestras sobre a sexualidade na terceira idade, explicando a diferença entre sexo e sexualidade, as vantagens e desvantagens do sexo no idoso, bem como as doenças relacionadas e as formas de preveni-las. Nas rodas de conversa expuseram seus receios, dúvidas e curiosidades. Desta forma, a compreensão do tema se deu de maneira ampla e dinâmica, sendo complementada por vídeos e atividades interativas (danças e gincanas), que estimularam a integração e participação de todos. Os estudantes de fisioterapia, por sua vez, ensinaram as diversas maneiras de melhorar a satisfação e desempenho durante o ato sexual. Conclusão: Concluiu-se que muitos desta faixa etária apresentam diversas dúvidas com relação ao tema sexo. A informação é um direito básico de todo o cidadão e a experiência de expor aos idosos os benefícios do sexo bem como os riscos inerentes a esta atividade se demonstra positiva, além de prevenir diversas situações nas quais os idosos são expostos por falta de informação. Há necessidade, portanto, de que conceitos e valores sejam redefinidos, para que possam garantir um envelhecimento ativo e socialmente inserido.

Palavras-chave


Educação sexual; terceira idade; idosos; sexo; sexualidade;

Referências


BEAVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

 

BERQUÓ, E. Considerações sobre o envelhecimento da população no Brasil. In: NERI, A. L,  M.; EGYPTO, A. C. (Org.). O prazer e o pensar: orientação sexual para educadores e profissionais de saúde. São Paulo: Gente-Cores, 1999. v. 1.

 

BRUNO, M. R. P. Cidadania não tem idade. In: Serviço social e sociedade. Velhice e  envelhecimento. Ano XXIV. nº. 75. São Paulo: Cortez, 2003.

 

DEBERT, G. G. (Orgs). Velhice e sociedade. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 2004.

 

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

 

FRAIMAM, A. P. Sexo e afeto na terceira idade: aquilo que você quer saber e não teve com quem conversar. São Paulo: Gente, 1994.

 

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1993a.

 

FUCS, G. B. A educação sexual na idade adulta e na velhice. In: RIBEIRO,

 

FUCS, G. B. Homem-mulher: encontros e desencontros. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.

 

GREGERSEN, E. Práticas sexuais: a história da sexualidade humana. São Paulo: Rocca, 1983.

 

MATTIODA, D. D. et al. Sexualidade na terceira idade. Sensu: Pós-Graduação em Revista, Caxias do Sul, v. 1, n. 1, p. 27-45, 1998.

 

OSÓRIO, L. C. Grupos: teorias e práticas - acessando a era da grupalidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2005.

 

PAPALIA, D. E.; WENDKOS, O. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

 

SANDRI, J. A. Prática assistencial de enfermagem à pessoa idosa e seu familiar, com vistas ao resgate de sua cidadania, utilizando a teoria de Betty Neuman. Florianópolis: [s. e.], 1997.

 

VIEIRA, E. B. Um guia teórico-prático para profissionais cuidadores e familiares. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

 

ZIMERMAN, D. E. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.