Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SIGNIFICADO DO PROGRAMA PET SAÚDE – CONTROLE SOCIAL PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA ESTUDANTE
Gilmara Kaynne Carvalho da Costa, Laíza de Carvalho Paulino, Gustavo Borges Teixeira Mendes, Thiago Rodrigues Gusmão Ribeiro, Carla Maria de Castro Dias e Silva

Resumo


Caracterização do problema: o presente relato trata-se da experiência de uma estudante da Universidade Estadual do Piauí, pertencente ao programa de extensão Pet Saúde – Controle Social, vivenciadas pelo contato com a população, com a equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) e com os conselheiros do Conselho Local de Saúde (CLS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Ressureição na cidade de Teresina/PI. Este programa de extensão tem como um dos objetivos fortalecer o CLS do referido bairro. Durante o curso de graduação da estudante, muitas disciplinas abordaram o SUS (Sistema Único de Saúde) e o CLS, apresentando suas normas e diretrizes. Porém, durante a visita da estudante a UBS e a comunidade foi perceptível que tanto a equipe da ESF, quanto a comunidade e até mesmo os próprios conselheiros estavam desinformados sobre o real papel do CLS e dos conselheiros, tornando-se notórias, para a estudante, as divergências sobre sua concepção teórica sobre o sistema e o conhecimento sobre sua aplicabilidade. Descrição da experiência: A experiência é resultante de visitas a UBS, a comunidade e a reuniões com os conselheiros do CLS, no bairro Alto da Ressurreição da cidade de Teresina/PI, no decorrer de um ano de atividades desenvolvidas no projeto Pet Saúde- Controle Social. Efeitos alcançados: O Pet Saúde – Controle Social tem como eixos principais propiciar oportunidades aos participantes para vivenciar conquistas e desafios inerentes ao SUS e aprofundar a discussão sobre o trabalho em equipe, atenção à saúde, e controle social. Este possibilitou o aprimoramento individual da estudante sobre o SUS, principalmente sobre o CLS, destacando a sua importância enquanto política pública e na forma como o mesmo pode contribuir com a comunidade. Recomendações: A inclusão de mais projetos de extensão em instituições com curso de graduação na área de saúde é de suma relevância para que seja proporcionado aos estudantes essa vivência do sistema como uma alternativa adequada e capaz de angariar resultados satisfatórios na formação para o SUS, por meio das discussões a seu respeito, ainda na graduação.

Palavras-chave


SUS; Educação em saúde; Conselho

Referências


Canônico, Rhavana Pilz, and Ana Cristina Passarella Brêtas. "Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema nico de Saúde para formação profissional na área." Acta Paul Enferm 21.2 (2008): 256-61.; Machado, M. F. A. S., et al. "Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual." Ciênc saúde coletiva 12.2 (2007): 335-42.