Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO OPÇÃO METODOLÓGICA NO MESTRADO PROFISSIONAL
Carmem Lucia Brandalise

Resumo


O Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde, ao enfocar a relação educação e trabalho, coloca a oportunidade de refletir e analisar a práxis, possibilitando a transformação dos atores envolvidos e da prática. Nesse sentido, o método de pesquisa reveste-se de importância técnica, política, epistemológica e ética. A pesquisa-intervenção é uma modalidade de pesquisa participativa, supõe a construção de espaços de problematização coletiva, num movimento dialético de ação-reflexão-ação, onde o pesquisador é compreendido como sujeito ativo para implicar-se com os demais sujeitos da pesquisa. Este trabalho objetiva descrever a metodologia de pesquisa-intervenção do projeto “Análise do processo de trabalho da equipe multidisciplinar da Atenção Básica do município de Santos - São Paulo”. A escolha desse método deve-se ao fato de que propicia a articulação dos momentos da pesquisa, sendo fundamental a participação ativa dos sujeitos envolvidos em todos os momentos do estudo, permitindo uma análise à luz da contextualização sócio-histórica-política, além do compartilhamento de significados pelos envolvidos. A intervenção proposta no método diz respeito à ideia de um “vir entre” e não uma intromissão e tem um sentido articulador entre sujeito-objeto, assumindo a interferência como parte do processo de produção do conhecimento. A produção de dados foi realizada por meio de seis oficinas problematizadoras, entendidas como dispositivo de intervenção que valoriza a dimensão subjetiva e permite a utilização de instrumentos e técnicas como facilitadores nas discussões. Na primeira oficina os sujeitos foram esclarecidos dos procedimentos éticos, metodológicos e definiram conjuntamente com o pesquisador as temáticas orientadoras das discussões. Nas demais, foram analisados o apoio matricial, o cuidado e o processo de trabalho em saúde, e o trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Os resultados já observados apontam a pesquisa-intervenção como uma metodologia favorecedora para que o conhecimento emerja do plano de forças que compõem a realidade, ora operando agenciamentos produtivos que trazem o novo, ora atuando no que já é instituído. Dessa forma, o processo de investigação-intervenção operou cortes e recortes que constituem a forma como a realidade se apresenta, manifestando tanto as linhas duras das relações como as linhas de fuga que afetam e desestabilizam o estabelecido.  .

Palavras-chave


pesquisa-intervenção, atenção básica, equipe multidisciplinar

Referências