Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA REDE SESAB: PROGRAMA DE ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS
Queuam Ferreira Silva de Oliveira, Laíse Rezende de Andrade, Izabelle Pinto Câmara, Martina S Barreto, Décio Plácido Neto, Luciana de Oliveira Alves

Resumo


Caracterização do problema: Na perspectiva de desenvolver ações de qualificação, formação e educação permanente para os profissionais de saúde, a Escola Estadual de Saúde Pública EESP – BA desenvolve, dentre as suas atividades, através da Coordenação de integração da Educação e Trabalho na Saúde – CIET o programa de estágios não obrigatórios na rede SESAB: o Cotidiano no SUS enquanto princípio educativo. Descrição da Experiência: Estratégia que incentiva potencializar os espaços de gestão do SUS – BA, fomentando a interdisciplinaridade e vivências da operacionalização do cotidiano no SUS. Este estágio é direcionado a estudantes de ensino superior da área de saúde e outros cursos estratégicos para o SUS para desenvolver práticas em atividades meio que os possibilitem integração entre a educação e trabalho na saúde. Até o momento, tivemos a realização de 04 edições, cada uma com duração máxima de 12 meses. Durante os cincos anos de programa, foram ofertadas vagas para todos os cursos de saúde, e para os cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Estatística, Engenharia, Pedagogia, Secretariado Executivo e Tecnologias da Informação. Na última edição, houve o total de 3.042 inscritos no processo seletivo, e participação de 25 unidades de serviço. Tal experiência tem despertado o protagonismo estudantil para o SUS, bem como permite a articulação das Instituições de Ensino Superior neste processo de reorientação da formação, para que o SUS seja compreendido como uma política social. Efeitos Alcançados: Após entrada do estudante no campo de estágio ocorrem oficinas de acompanhamento pedagógico, o que permite a introdução de discussões sobre temas relacionados ao SUS, como Modelo de Atenção, Política de Saúde, Formação em Saúde, Participação Social, dentre outros, bem como avaliações periódicas do processo de aprendizagem. Os estágios tem capacitado o estudante enquanto profissional para o SUS, a contextualizar-se com ações de educação permanente e gestão de trabalho na saúde, permitindo assim ser co-responsável no processo de reorientação da formação. Recomendações: A participação dos estudantes é uma importante estratégia de co-responsabilização e redirecionamento das práticas em saúde, deste modo o estágio possibilita integrar os estudantes nos desafios do cotidiano de trabalho e desenvolvimento de novas possibilidades para fortalecimento do SUS.

Palavras-chave


Educação; Formação; Estágios