Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CAFÉ CULTURAL PET: PROMOVENDO A TROCA DE SABERES NA GRADUAÇÃO SOB UM OLHAR INTERDISCIPLINAR
Maria do Socorro Vieira Lopes, Fernanda Cassiano de Lima, Israel de Lima Florentino, Manoela Maria Gonçalves de Moraes, Maria Williany Silva Ventura

Resumo


Caracterização do problema: Diante da necessidade de promover uma interação acadêmica de todos os cursos da Universidade Regional do Cariri-URCA, localizada no sul do Ceará, com temáticas relevantes para construção de conhecimento e troca de saberes, além da participação de todos surgiu por meio do Programa de Educação Tutorial (PET/Enfermagem-URCA), do curso de Enfermagem da universidade a proposta do evento Café Cultural, o qual obteve sucesso e já realizou três edições. Descrição da experiência: O PET/ Enfermagem-URCA conta com 12 bolsistas sob tutoria de uma orientadora, os quais desenvolvem atividades voltadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as atividades desempenhadas para a comunidade acadêmica, surgiu o Café Cultural PET com sua primeira edição em 17 de setembro de 2011 nas instalações da Universidade Federal do Cariri-UFC com a participação de autoridades convidadas para discussão das temáticas: “Historias de la enfermedad en un mundo cambiante de la medicina”; “Trajetórias da medicina no mundo contemporâneo”; “Sonhos e ousadias nos territórios da academia: interfaces possíveis em contextos diversos”. A segunda edição ocorreu em 18 de dezembro de 2012 no período da manhã na URCA, com o tema “Violência: um problema social sob um olhar interdisciplinar”, para debate contou-se com professores convidados dos cursos de Enfermagem e Ciências Sociais. O terceiro ocorreu em 04 de outubro de 2013 no período da manhã com o tema “O idoso sob o olhar biológico e social”, abordando-se alimentação saudável, práticas de atividades físicas, doenças comuns no envelhecimento e idoso no contexto social. Com a participação de enfermeira, educadoras físicas, nutricionista, assistente social e sociólogo para o debate. Ao final de cada palestra, abriam-se espaço para conversa com o público para esclarecimentos e sanção das dúvidas dos discentes participantes. Finalizou-se cada edição com um momento interativo e lanche. Efeitos alcançados: O evento em suas 3 edições contribui para um momento de interação, com interdisciplinaridade de conhecimentos e troca de experiências dos acadêmicos com os profissionais convidados, contemplando os agravantes sociais como fatores que afetam a qualidade de vida do ser humano. Recomendações: Experiências como esta são de grande magnitude para engrandecimento da formação acadêmica dos discentes dos cursos de graduação da Universidade, pois proporciona um importante espaço para construção de conhecimento e formação de pensamento crítico.

Palavras-chave


Estudantes de Enfermagem, Conhecimento,Comunicação Interdisciplinar