Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Ively Guimarães Abdalla

Resumo


Introdução: este trabalho apresenta resultados parciais do subprojeto de pesquisa “Avaliação e expansão da educação superior no século XXI: o que é qualidade?” Que integra o projeto Observatório da Educação/2012 (OBEDUC) da rede Universitas/Br , financiado pelo CNPq. O Projeto OBEDUC visa manter e aumentar as redes de informações entre grupos de pesquisa que desenvolvam ações no campo da expansão e avaliação da educação superior; ampliar a produção de conhecimento sobre a temática da expansão e avaliação da ES, viabilizando a socialização, divulgação e intercâmbio de documentos na área. A pesquisa Avaliação e expansão da educação superior tem por objeto a investigação, a partir da revisão bibliográfica, da construção da qualidade na ES, e à luz dos resultados das avaliações de curso compreender o que seja “qualidade”. E como objetivo geral compreender os parâmetros oficiais de qualidade utilizados em processos de avaliação dos cursos de graduação a partir do período pós SINAES. Objetivo: Apresentar resultados parciais da busca bibliográfica realizada em periódicos de circulação nacional e internacional. Método: A aproximação à produção científica sobre avaliação e qualidade da educação superior se realizou através de consulta aos periódicos: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas; International Journal of Higher Education (Canadá); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP/MEC); Revista Iberoamericana de Educación Superior (México). A coleta de dados constou da busca de artigos científicos que tivessem nas palavras chave ou nos resumos os seguintes termos: ensino e/ou educação superior; avaliação e/ou acreditação; e qualidade, publicados no período de 2004 a 2012. Resultados preliminares: Foram encontrados nas revistas pesquisadas 37 artigos. No periódico Cadernos de Pesquisa Carlos Chagas foram encontrados cinco artigos; no International Journal of Higher Education cinco artigos; na RBEP foram pesquisados 13 artigos e na Revista Iberoamericana de Educación Superior 14 artigos. Pretende-se com esta pesquisa dar subsídios para que o Estado e as IES, mídia, acadêmicos, estudantes e a sociedade em geral reflitam sobre a pertinência, validade e efetividade das políticas de avaliação da Educação Superior tendo em vista a expansão do sistema; dar maior visibilidade e consistência ao debate da problemática da avaliação da educação superior enquanto política de promoção da expansão com qualidade.

Palavras-chave


ensino superior; avaliação; qualidade