Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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Experiência do desenho de currículo do Curso Básico de Vigilância das Doenças de Transmissão Sanguínea.
Regina Kelly Guimarães Gomes, Thayza Miranda Pereira, Lígia Lucena Gonçalves, Tatyane Oliveira Rebouças, Fernanda Brito de Castro, Francisca Gomes Rodrigues, Stella Maia Barbosa

Resumo


O curso básico de vigilância das doenças de transmissão sanguínea nasceu da necessidade de aprimorar o cuidado aos doadores de sangue com sorologia alterada a partir da capacitação dos enfermeiros da Hemorrede Estadual para o aconselhamento a este doador na entrega do resultado do exame.Para tanto, esse esforço dos trabalhadores requer uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, que seriam dialogadas durante o curso, como esforço para melhoria da qualidade da assistência que se quer alcançar e contribuir para a renovação das práticas profissionais, reorganização dos serviços e reforma do Sistema de Saúde do Ceará. O trabalho teve por objetivo desenhar o currículo do Curso Básico de Vigilância das Doenças de Transmissão Sanguínea.O grupo era formado pela equipe técnica multidisciplinar do CEVIG/ESP e profissionais da Hemorrede Estadual que se reuniam por meio de oficinas quinzenais, no período de agosto à setembro de 2013, na Escola de Saúde Pública do Ceará. Nas oficinas iniciais, foram discutidos os objetivos, as competências e o público-alvo do curso, assim como, a estruturação periódica do curso.Posteriormente, foram discutidos, cada temática a ser abordada, as estratégias educacionais como: exposição interativa, trabalhos individuais e em grupo, oficinas, dentre outros, e o aquecimento, ou seja, a dinâmica a ser abordada em cada vivência temática.Nos intervalos de realização de cada oficina, versões provisórias do material didático eram repassadas aos participantes para que os mesmos pudessem compartilhar do produto obtido conjuntamente e refletir as oficinas seguintes. Foram realizadas 6 oficinas.Ao final do ciclo de oficinas, concluiu-se que o curso seria realizado em 5 sábados alternados, com carga horária total de 40 horas. Além disso, foi obtido a versão final do material didático do curso com as vivências temáticas a serem dialogadas em cada dia do curso. Após a obtenção da versão final do material didático do curso, uma oficina final foi realizada com o objetivo de apresentá-lo à equipe de facilitadores e esclarecer as últimas inquietações. Espera-se que cada vez que um curso seja pensado, reflexões sejam feitas na perspectiva de transformação do processo de formação do ensino-aprendizagem e reforma nos serviços de saúde do Ceará.


Palavras-chave


desenho de currículo; transmissão sanguínea; profissionais de saúde

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