Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A Rede Cegonha nos serviços de atenção primária dos municípios de Garça e Marília – SP.
Marilia Simon Sgambatti, Katia T. Alves Rezende, Ana Cristina Krempel Jurca, Cristiane Costa e Silva Menegucci, José Antonio Éttore, Nacha Carregã, Adrieli Cristina Jacomini, Alessandra Nikaido Fujinami, Ana Beatriz de Souza Gonçalves, Arthur Souza Dias, Camila Fernandes Lima, Dayanne Guttmann Batista, Fernanda de Almeida Andriotti, Fernanda Wentzcovitch, Jéssica Azevedo Veronesi

Resumo


Introdução: O MS por intermédio de portarias articula o Pró-Saúde ao PET-Saúde. Estes têm como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho por meio de ações articuladas considerando o planejamento segundo as Regiões de Saúde e as Redes de Atenção. A Faculdade de Medicina de Marília, Secretarias Municipais de Saúde de Garça e Marília, Secretaria Estadual de Saúde-SP, estabeleceram a Rede Cegonha como prioritária. Tutores, preceptores e estudantes se mobilizam para construção deste subprojeto. No início de 2012, diante do Programa Rede Cegonha do MS, os municípios de Garça e Marília elaboraram um plano a partir da análise e pactuação de ações com a proposta de implementação até o fim de 2013. Atualmente, os municípios encontram-se na terceira fase, contratualização municipal. Objetivos Gerais: Reconhecer as ações de saúde operacionalizadas nas unidades da atenção primária dos municípios de Garça e Marília, previstas na Rede Cegonha, a luz dos profissionais de saúde, com formação universitária; Caracterizar o perfil dos profissionais de saúde, com formação universitária, que compõem as equipes de saúde das unidades de atenção primária destes municípios. Objetivos Específicos: Analisar as potencialidades de implementação das ações previstas na Rede Cegonha, reconhecidas pelos profissionais das equipes de saúde das unidades da atenção primária destes municípios; Analisar as fragilidades de implementação das ações previstas na Rede Cegonha, reconhecidas pelos profissionais das equipes de saúde das unidades da atenção primária destes municípios; Caracterizar o perfil (idade, sexo, categoria profissional, tempo de formação, tempo de atuação profissional neste serviço, qualificação para atuar no SUS, conhecimento acerca da Rede Cegonha) dos profissionais de saúde, com formação universitária, entrevistados que compõem as unidades da atenção primária destes municípios.  Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Serão entrevistados os profissionais cirurgiões dentistas, enfermeiros e médicos das unidades de saúde da atenção primária dos municípios em questão. Após a orientação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, será aplicado um formulário que contempla as ações previstas nos quatro componentes que compõem a Rede Cegonha, segundo o MS. Os dados estão sendo coletados e serão analisados por intermédio do Programa Epi-Info. Projeto já aprovado pelo CEP.


Palavras-chave


Saúde da mulher; Saúde da criança

Referências


PORTARIA MS/GM Nº 2.351, DE 5 DE OUTUBRO DE 2011. Altera a Portaria nº 1.459/GM/MS, de 24 de junho de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha.

PORTARIA MS/SAS Nº 650 DE 5 DE OUTUBRO DE 2011. Dispõe sobre os Planos de Ação regional e municipal da Rede Cegonha.