Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PRIVADO SUPLANTANDO O PÚBLICO: O SUS NO MUNICÍPIO DE NOVA HARTZ/RS
Jean Jeison Führ

Resumo


Introdução: As pesquisas sobre os conselhos municipais de saúde, seu controle social e as problemáticas do SUS brasileiro são extensas e fartas. Em maior ou menor medida muitas destas mesmas pesquisas apresentam a problemática da inserção do setor privado no ramo da saúde pública. Poucas delas, entretanto se apresentam pretendendo estudar a configuração dos campos discursivos e ideológicos que defendem a inserção espúria do setor privado no ramo público de saúde como sendo aparentemente a única, inevitável e pertinente solução para os dilemas e mazelas do atendimento público de saúde. Objeto de Estudo: Analisar os elementos ideológicos que conduzem os atores sociais partícipes do conselho municipal de saúde a se posicionarem de forma favorável a terceirização do atendimento público em saúde municipal. Objetivos: a) Refletir sobre os motivos que conduzem a crescente terceirização do atendimento em saúde, especialmente em Nova Hartz. b) Verificar como é constituída a dinâmica do Conselho Municipal de Saúde de Nova Hartz, considerando seus principais representantes: Poder Público; trabalhadores em Saúde e usuários do SUS. c) Analisar a partir das reuniões do Conselho Municipal de Saúde quais são as principais ideologias que se associam a ideia do serviço público e privado. Metodologia Tendo por base a proposta de pesquisa elencada, denota-se que o estudo aqui apresentado se delineou como sendo exploratória e descritivo optando pela modalidade do estudo de caso. Das técnicas indicadas como sendo análogas ao estudo de caso utilizamos às entrevistas, as observações e a análise documental; e descartaremos os questionários enquanto técnica a ser utilizada em nosso estudo. Conclusões: Analisando os procedimentos metodológicos da pesquisa documental, das observações participantes e das entrevistas semi-estruturadas concluímos que os elementos ideológicos que conduzem os atores partícipes do Conselho Municipal de Saúde de Nova Hartz a se posicionarem de forma favorável a terceirização do atendimento público em saúde municipal se inserem em dois primordiais campos de explicação. Um primeiro campo de explicação se refere às condições ideológicas de organização, mobilização e formação dos próprios conselheiros do CMS. O segundo campo de explicação se refere às condições ideológicas de estruturação que o SUS apresenta em sua realidade pública de atendimento em saúde.

Palavras-chave


SUS; Conselho Municipal de Saúde; Controle Social; Público; Privado

Referências


BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 224 p.

 

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm >. Acesso em: 17 jun. 2012.

 

BRASIL. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm>. Acesso em: 17 jun. 2012.

 

BRASIL. Lei nº 8142, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm>. Acesso em: 17 jun. 2012.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho de saúde: guia de referências para a sua criação e organização. Brasília: Ministério da Saúde, 1993. 55 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de Assistência à Saúde. Fundo municipal de saúde: guia de referências para sua criação e organização. Brasília: Coordenação Geral De Desenvolvimento E Avaliação Dos Serviços, 1994. 63 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa; FALEIROS, Vicente de Paula (Org.). A construção do SUS: histórias da reforma sanitária e do processo participativo. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 297 p.

 

CARVALHO, Guido Ivan de; SANTOS, Lenir. Sistema Único de Saúde: Comentários à Lei Orgânica de Saúde - Leis n. 8.080/90 e 8.142/90. 4. ed. São Paulo: UNICAMP, 2006. 271 p.

 

COMPLEMENTAR. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2004. 249 p.

 

COMPLEMENTO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2004. 249. p.

 

CORREIA, Maria Valéria Costa. Que Controle Social? Os Conselhos de Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. 162 p.

 

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 107 p. ISBN 85-01-04965-4.

 

HEYWOOD, Andrew. Ideologias políticas: do liberalismo ao fascismo. São Paulo: Ática, 2010. v. 1.

 

ILLICH, Ivan. A expropriação da saúde: nêmesis da medicina. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. 196 p.

 

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política; GORENDER, Jacob (apres.); SINGER, Paul (Coord. e Rev.); BARBOSA, Regis; KOTHE, Flávio R. (Trad.). 2. ed. – São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. I. seção II, cap. 3.

 

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002. 1102 p.

 

MORITA, Ione; CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Conselho e conselheiros municipais de saúde : que trama é esta? Ciências Sociais UNISINOS, São Leopoldo, v. 38, n. 161, p. 147-167, 2002.

 

MOURA, Demócrito. Saúde não se da, conquista-se. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1989. 225 p.

 

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Declaração dos Direitos Humanos. Adotada e Proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: < http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por >. Acesso em: 26 maio 2012.