Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PSICOLOGIA E OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Ana Helena Araújo Bomfim Queirozz, Maria Fernandes Felismino, Kelly Paula da Ponte

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de analisar as práticas da psicologia na Atenção primária à Saúde (APS), refletindo sobre a formação profissional para atuar na área da saúde. Configura-se como recorte de uma investigação mais ampla, intitulada “Atuação dos psicólogos no Sistema Único de Saúde em Sobral-CE: Reflexões sobre a formação profissional”, desenvolvida pelo grupo de pesquisa formado por estudantes de graduação de uma faculdade privada. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa de natureza exploratória, visando contribuir com contexto de inserção recente do profissional da psicologia nos serviços públicos de saúde. Foram entrevistados dez psicólogos inseridos em diferentes níveis de atenção à saúde do município, dentre eles cinco profissionais que atuam na APS (residentes em Saúde da Família e profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família). As entrevistas individuais foram gravadas e transcritas. Utilizou-se análise de conteúdo, destacando-se três categorias: atividades desenvolvidas pelos psicólogos, os conhecimentos e experiências na graduação que podem contribuir para a atuação profissional e os principais desafios da inserção do psicólogo no SUS. Identificou-se que os psicólogos realizam atividades de acompanhamento individual e de grupos, além de apoio ao planejamento e educação permanente nas unidades básicas de saúde. Os desafios da inserção do psicólogo apontados foram: reconhecimento profissional dos demais profissionais e usuários, principalmente quanto a visão restrita de atuação clínica e individual; e incertezas quanto à atuação, carecendo de referenciais teóricos e metodológicos para abordar as diversas demandas. Constatou-se a emergente necessidade de se repensar a formação, considerando as demandas e necessidades da população e tendo em vista o predomínio de um modelo de formação ainda pautado na clínica tradicional.

Palavras-chave


Psicologia, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública

Referências


ANDRADE, J.F.S.N; SIMON, C.P. Psicologia na atenção primária à saúde: reflexões implicações práticas. Paideia maio-ago. Vol. 19, No. 43, 167-175, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

 

FERREIRA NETO, J.L. Psicologia, Políticas Públicas e o SUS. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: Fapemig, 2011.

 

FRANÇA, A. C. P.; VIANA, B. A. Interface psicologia e programa saúde da família - PSF: reflexões teóricas. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 246- 257, 2006.

 

GIOVANELLA, L.; MENDONÇA, M. H. M. Atenção Primária à Saúde. In: GIOVANELLA, L. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

 

TRAVERSO-YÉPEZ, M. A Interface Psicologia Social e Saúde: perspectivas e desafios. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 49-56, jul./dez. 2001.