Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VIOLÊNCIAS OCORRIDAS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ/SC
Andressa Silva, Beatriz Ferrari, Deborah Cristina Amorin, José Cléo Esmério Junior, Natalia Hoefle, Paloma Martelli, Rosangela Nadia Lorenz Scheibler, Tamara Becker

Resumo


Introdução: O acelerado processo de industrialização e a ampliação dos conglomerados humanos, seguidos de intensa urbanização, têm contribuído para o aumento dos índices de violências, preocupando a comunidade e governos locais. A partir dos anos de 1960 as causas externas passam a ocupar posição de destaque no cenário de mortalidade do país. A análise das lesões provocadas por estas revelam que os agravos resultam de diversos fatores sociais, culturais, ambientais sofrendo alterações constantes com o decorrer do tempo. Objetivos: Analisar o perfil epidemiológico das violências ocorridas no município de Chapecó/SC, no período de 2009 a 2013, com vistas a subsidiar estratégias de intervenção. Metodologia: A pesquisa será realizada no município de Chapecó/SC, a partir do acompanhamento dos dados epidemiológicos, notificações compulsórias e análise sistemática das tendências com relação à mortalidade, bem como, revisão bibliográfica acerca de estudos que abordem a temática em questão (acidentes de trânsito, homicídios e suicídios). Resultados: A partir de análise bibliográfica inicial sobre os diferentes tipos de violências percebeu-se que o perfil epidemiológico das violências, demonstra maior incidência de homicídios e acidentes de transporte, destacando os acidentes de transporte como a principal causa externa que mais mata, seguida de óbitos por homicídios e suicídios. Porém, no decorrer dos anos, os dados coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM apontam uma mudança nesse perfil, predominando os homicídios como a principal causa de morte por violências externas, seguidas por acidentes de trânsito. Ambas as análises têm em comum o fato de as vítimas serem homens, predominantemente na faixa etária de 20 a 49 anos, e, de acordo com os dados do SIM, permanecendo os suicídios ainda como a terceira causa. Considerações finais: o estudo foi proposto durante as atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) com vistas a analisar o perfil das violências em Chapecó, visando subsidiar a gestão em saúde, bem como, o planejamento de ações intersetoriais para o enfrentamento das violências, incentivando comportamentos na sociedade que contribuam para a prevenção e redução dos óbitos evitáveis.

Palavras-chave


violência; perfil epidemiológico; mortalidade

Referências


ATOS, Karla Fonseca de; MARTINS Christine Baccarat de Godoy. Perfil epidemiológico da mortalidade por causas externas em crianças, adolescentes e jovens na capital do Estado de Mato Grosso, Brasil, 2009. Epidemiologia e Serviços da Saúde, v. 21, n. 1, Brasília. 2012.

BONAMIGO, Irme Salete et al. Violências, Direitos Humanos e Segurança Pública em Debate. Psicologia: Ciência e Nutrição, v. 31, n.4, Brasília. 2011.

______, Irme Salete; CAPITÃO, Lúcia; SOLIVO, AGUINSKY, Beatriz. Violência e socioeducação: uma interpelação ética a partir de contribuições da Justiça Restaurativa. Educação em Saúde, v. 11, n.2, Florianopólis. 2007.

______, Irme Salete; AGUINSKY, Beatriz. Violências e contemporaneidade. Revista Katál, v. 13, n.4, Florianopólis. 2008.

MICHAUD, Y. A violência. Tradução L. Garcria. São Paulo: Editora Atica, 1989.

 

 

Vigilância em Saúde: Proposta de Reorientação da Formação Profissional por meio do Programa de Educação Pelo Trabalho – PET/VS – 2013/2014. Edital SGTES/MS n° 28/2012.