Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CENÁRIOS DE PRÁTICAS PARA O ENSINO EM SERVIÇO: UMA PROPOSTA DE TIPOLOGIA PARA AS UNIDADES DOCENTE – ASSISTENCIAIS
José Francisco Gontan Albiero, Sérgio Fernando Torres de Freitas

Resumo


No Brasil, os serviços foram cenários para práticas de ensino desde as primeiras escolas na área da saúde. A partir dos anos 1970 muitas tentativas e projetos para a efetivação de um modelo de integração docente-assistencial foram realizados. Nos últimos anos, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a saúde, e com as políticas de incentivo de integração ensino serviço ocorreu aumento exponencial de experiências. O pressuposto das políticas e diretrizes é que a integração ensino serviço colabore positivamente com a formação acadêmica, o aperfeiçoamento do profissional da rede e, por conseguinte na qualidade da ação prestada a comunidade. Os cenários de prática diversificaram e se tornaram unidades docente-assistenciais (UDAs) para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O estudo tem foco nas atividades de ensino (aulas práticas, estágios e internato) em UDAs na atenção básica, com objetivo de construir uma tipologia de UDAs que sirva de subsídio a discussão da efetividade destas unidades na melhoria da formação. Metodologicamente se caracterizou como estudo qualitativo, com três ferramentas de coleta: documental, de PPCs (projeto pedagógico de curso) e regimentos de estágio em 3 tipos de universidades - pública, privada e uma pública de financiamento privado- que possuem parcerias com as secretarias de saúde dos seus municípios; observação participante das rotinas nas unidades selecionadas e entrevistas semi-estruturadas com os docentes e/ou coordenadores de práticas de ensino vinculadas a atenção básica. Posteriormente, com a análise de conteúdo das entrevistas e estudo das informações documentais foram propostos 4 tipos de UDAs: (i) com supervisão docente e agenda própria; (ii) com supervisão docente e agenda compartilhada; (iii) com preceptoria e agenda própria e (iv) com preceptoria e agenda compartilhada. Esta tipologia indica variações significativas nos processos de formação dos acadêmicos envolvidos, na qualificação profissional dos profissionais da rede e na qualidade do serviço oferecido a comunidade. Neste sentido, o estudo aponta a necessidade constante de reflexão sobre os objetivos e propósitos da integração docente-assistencial nos municípios e destaca a necessidade urgente de pesquisa avaliativa sobre o impacto das experiências em diferentes tipos de UDAs na formação em serviço de todos os envolvidos.

Palavras-chave


serviços de integração docente-assistencial; formação de recursos

Referências


ALBUQUERQUE V.S. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol.32, n.3, pp. 356-362.

CAETANO, J.A; DINIZ R.C; SOARES,E. Integração docente-assistencial sob a ótica dos profissionais de saúde. Cogitare Enfermagem14(4) 638-44 2009

 

FEUERWERKER, L.; SENA, R. Contribuição ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.6, n.10,p. 37 – 50, fev. 2002.

 

HOLBROOK, W.P. et al. Balancing the role of the dental school in teaching, research, and patient care; including care for underserved areas. European Journal of Dental Education, v.1, n.12, p. 161-166, 2008.

 

MARSIGLIA, Regina Giffoni. Relacao ensino/servicos: dez anos de integracao docente assistencial (IDA) no Brasil. Sao Paulo : Hucitec, 1995. 118p, il.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria do ensino superior. Programa de integração docente - assistencial - IDA. Brasília: MEC-SESU-CCS, 1981. 32p. (Caderno Ciências da Saúde, n.3).

BECCARIA, L.M.; et. al., Integração docente-assistencial entre um curso de enfermagem e um hospital de ensino: concepção do processosob a ótica de docentes, alunos e enfermeiros. Arq. Ciênc. Saúde 2006jul-set;13(3):

MIRANDA, C; CARVALHO V.; SOUZA, E. Integração docente-assistencial – uma questão “não resolvida”.Esc. Anna Nery R. enferm., Rio de Janeiro, v.1, n.2, dez.1997.

 

MORITA, M.C.; HADDAD, A.E. A concepção pedagógica e as Diretrizes Curriculares Nacionais – Interface da área da Educação e da Saúde na perspectiva da formação e do trabalho das equipes da Saúde da Família. In: MOYSÉS, S. T.; KRIGER, L.; MOYSÉS, S.J. (Orgs). Saúde Bucal das Famílias – Trabalhando com Evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008. p. 268 – 276.

 

OLSCHOWSKY, Agnes; SILVA, Graciette Borges da. Integração docente-assistencial: um estudo de caso. Rev. esc. enferm. USP, Jun2000, vol.34, no.2, p.128-137. ISSN 0080-6234.

SILVA, E.V.M. A Formação de Profissionais da Saúde em Sintonia com o SUS - currículo integrado e interdisciplinar. Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS. Ministério da Saúde: Brasília, 2008. 28p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Lisboa: Porto Editora, 1991.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1998.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação.São Paulo: Atlas, 1987.

VICTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema.Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.