Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTROLE DA DENGUE NO BAIRRO ARATURI, NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CE
Lêda Maria Alves Mesquita, Sérlia Maria de Sousa Silva Freitas, Verydianna Frota Carneiro, Rithianne Frota Carneiro, Cleide Carneiro

Resumo


A saúde ambiental entendida como conflito gerado nas relações entre estado, sociedade, desenvolvimento e natureza faz parte de um legado de prioridade a serem discutidas pela sociedade no intuito de garantir a sobrevivência das gerações. Deste modo, o desenvolvimento sustentável, a equidade social, o equilíbrio ecológico, a educação, o crescimento econômico e a corresponsabilidade dos atores envolvidos tornarão possível um futuro sustentável para esta e outras gerações. Em 2011, os indicadores da dengue atingiam patamares epidemiologicamente preocupantes no bairro Araturi, do município de Caucaia-CE. Para reduzir esses indicadores, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Jander Perreira Machado realizaram ações estratégicas no combate a doença. Em um primeiro momento, ocorreu uma roda de discussão e os profissionais do NASF, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, e agentes comunitários de saúde se responsabilizaram pelas ações de educação em saúde nas escolas do bairro, com o objetivo de orientar os alunos com relação a dengue e suas complicações. A primeira escola contemplada foi a Escola Municipal André Camurça por ser integrante do PSE (Programa Saúde na Escola). A estratégia para esse momento foi utilizar metodologias ativas, de fácil compreensão e de acordo com a faixa etária. As crianças foram orientadas através de desenhos e pinturas que traduzisse o foco real da doença nas residências. Desta forma, cada aluno tornou-se um multiplicador e um agente de saúde do seu próprio lar. Convocamos mobilização das lideranças comunitárias do bairro como: diretores de escolas, pastores, padres, associação de moradores, vereadores, professores, comerciantes, conselheiros municipais e tutelares. Foi realizada uma busca ativa, casa a casa, com a participação destes atores sociais, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e alunos das escolas. Com o objetivo de concretizar nossa atuação reunimos todos os envolvidos para avaliar o êxito das nossas ações que reduziram significativamente os indicadores da doença no período. Ao ultrapassarmos os espaços físicos da UBS, podemos fortalecer a possibilidade dos sujeitos se verem com poder e responsabilidade pela própria história e pelo processo de construção de sua cidadania.

Palavras-chave


Saúde ambiental. Dengue. Educação em Saúde.

Referências


SIQUEIRA, J. B. et al. Dengue no Brasil: tendências e mudanças na epidemiologia, com ênfase nas epidemias de 2008 e 2010. Ministério da Saúde. Saúde Brasil, 2010.