Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE VOLTADAS A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE GESTÃO EM SAÚDE
Domingos Alves Evangelista Neto, José Maria Ximenes Guimarães

Resumo


O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 constatou uma população de 45.606.048 pessoas com algum tipo de deficiência permanente. Como ponto de partida para esta investigação, levantamos os seguintes questionamentos: qual a percepção dos alunos do curso de especialização de gestão em saúde sobre deficiência? Qual seu conhecimento sobre as políticas públicas direcionadas a pessoa com deficiência? Qual a abordagem realizada no curso referente às recentes políticas brasileiras voltadas a pessoa com deficiência? Objetivo: Analisar a formação e percepção dos alunos concluintes de um curso de pós-graduação em gestão em saúde sobre as políticas públicas destinadas a saúde das pessoas com deficiência. Métodos: Pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu do dia 28 de outubro a 10 de novembro de 2013. A população pesquisada foi constituída pelos discentes devidamente matriculados no curso referido. A ferramenta utilizada foi um questionário com 20 perguntas. Não houve riscos durante a realização do estudo. A pesquisa seguiu as recomendações do Conselho Nacional e Saúde. Resultados: Dos participantes, 50% são do gênero masculino e 50% do gênero feminino. A faixa etária de maior prevalência foi a de entre 21 a 30 anos (38,46%). 58% se declararam casados e 42% solteiros. 50% são pardos, 42,31% brancos e apenas 7,69% negros. Para 65,38% dos entrevistados, o curso não abordou a temática da gestão/atenção à saúde da pessoa com deficiência, 73,08% afirmam que o curso não possibilitou a discussão sobre a Política Nacional de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência e para 69,23%, o curso não fomentou a discussão sobre a Rede de Atenção a Pessoa com deficiência. Conclusão: Mostra-se uma lacuna na formação desses novos gestores em saúde, as pessoas com deficiência necessitam de gestores públicos capacitados em atender suas demandas de saúde. Sugerimos que seja revisto o projeto pedagógico do curso e que o direito à saúde das pessoas com deficiência sejam efetivamente abordados, para que os novos gestores em saúde modifiquem sua visão sobre esse público, e que os mesmos não sejam vistos como merecedores de compaixão ou assistencialismo pela sua deficiência, mas como usuários detentores de direitos garantidos e muitas vezes oficialmente desrespeitados, excluídos de seus direitos e consequentemente da sociedade.

Palavras-chave


Administração de Serviços de Saúde;Política de Saúde;

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/MS sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, 10 de outubro de 1996. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc>.  Acesso em 01 Ago. 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde do. Portaria Nº 1060, de 5 de Junho de 2002: Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt1060_05_06_2002.html>. Acesso em 18 Ago. 2013

 

BRASIL. Ministério da Saúde.  Gestores do SUS: olhares e vivências. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestores_sus_olhares_vivencias.pdf>. Acesso em 15 de Nov. 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Cartilha da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Editora do Ministério da Saúde, Brasília.  2009. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/politica_nacional_saude_pessoa_deficiencia.pdff>. Acesso em 10 Nov. 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde.  Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Editora do Ministério da Saúde, Brasília.  2010. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_pessoa_com_deficiencia.pdf>. Acesso em 10 Ago. 2013.

 

BRASIL. Presidência da Republica do. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª Ed., rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2011. 100p.

 

GUIMARÃES. J.M.X. Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde: Slides da disciplina Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde do curso de Especialização em Gestão em Saúde PNAP – UAB/UECE. Maranguape. 2013.

 

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência.  2012. Disponível em <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/caracteristicas_religiao_deficiencia.pdf>. Acesso em: 07 Ago. 2013.

 

PÓLIS - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais. Política pública como garantia de direitos. Boletim REPENTE: Participação Popular na Construção do Poder Local. n 26/ dezembro de 2006. Disponível em <http://www.polis.org.br/uploads/1055/1055.pdf>. Acesso em 14 Nov. 2013.

 

SANTOS, F.W. Análise Crítica acerca do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família na esfera compensatória da ofensiva Neoliberal.  II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento. Universidade Regional do Cariri-URCA. Disponível em <http://www.urca.br/coloquioeconomia/IIcoloquio/anais/trab_est_pol_pub_bra_ident_lim_nov_possib/3.pdf>. Acesso em 06. Jul. 2013.

 

SILVA. M.A.A; RODRIGUES, V.Z.C.  Gestão dos Serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) em uma regional de saúde do Distrito Federal (SES-DF): Visão do gestor relacionada ao preparo para a função.  Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Vol.04, Nº. 03, Ano 2013 p.843-60. Disponível em <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/493/pdf>.  Acesso em 29 Out. 2013.