Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO E PRÁTICAS ACERCA DOS EXAMES DE DETECÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA: ORIENTAÇÕES OPORTUNÍSTICAS PELA ENFERMAGEM
Maria Regina Bernardo da Silva, Luiz Henrique Alves Silva, Raquel Bernardo da Silva

Resumo


O presente trabalho trata do conhecimento e práticas dos exames de detecção do câncer de próstata e as orientações oportunísticas levadas pelo enfermeiro. Tem-se como problema: o conhecimento insuficiente dos homens entrevistados da Universidade Castelo Branco, em relação aos exames de detecção e a práticas dos mesmos, quanto a prevenção do câncer de próstata.Como objetivo geral: Identificar o conhecimento e práticas em relação aos exames de detecção do câncer de próstata nos homens de 25 a 59 anos, que encontram-se dentro das dependências da Universidade Castelo Branco - Realengo, RJ. Metodologia: O estudo teve como instrumento de coleta de dados uma pesquisa quantitativa, através de entrevistas semi-estruturadas (questionários) contendo 14 questões objetivas, direcionadas para o os exames de detecção do Câncer de Próstata. A entrevista  foi feita com  50 homens. Procedimentos éticos: O projeto de pesquisa teve autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Castelo Branco sob nº 0063/2012. Resultado e discussão:. Foi identificado que entorno de 30% dos entrevistados não realizaram ainda os exames de detecção do câncer de próstata por não ter tempo para ir ao médico. Mais da metade, responderam com sucesso a idade para a realização dos exames de detecção. Demonstraram um conhecimento substancial sobre a prática dos exames de detecção do câncer de próstata. Relataram não ter conhecimento de nenhuma campanha sobre o assunto em questão. Considerações finais: Espera-se que, novas pesquisas sejam conduzidas na área da promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como que ocorram mudanças na educação formal da população masculina e no ensino específico dos profissionais de enfermagem, uma vez que estes podem proporcionar uma maior adesão aos programas de promoção da saúde e prevenção do câncer de próstata.

Palavras-chave


: Neoplasias. Exames de Próstata. Enfermagem

Referências


Ministério da Saúde (BR). Secretaria Nacional de Assistência á Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de prevenção e vigilância. Câncer de próstata: consenso. Rio de Janeiro: INCA; 2008 http://www.inca.gov.br/estimativa/2008 (acessado em 30/Out/2012).

 

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: Incidência de Câncer no Brasil: Síntese de Resultados e Comentários. Rio de Janeiro: INCA; 2012.

SILVA SED, VASCONCELOS EV, PADILHA MICS, MARTINI MJG, BACKES VMS. A educação em saúde como uma estratégia para enfermagem na prevenção do alcoolismo. Esc. Anna Nery vol.11 no.4 Rio de Janeiro Dec. 2007

 

Sociedade Brasileira de Urologia. Campanha Dia Nacional de Combate ao Câncer da Próstata. [on line]. 2005. Disponível em:http:/www.sbu.org.br/indexGeral.php?do=imprensa&sub=7&dado_id=86&site=geral.(acessado em 18/Nov/2012).