Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÕES COM A PROPOSTA DE PAULO FREIRE
Carine Vendruscolo, Camila Alessandra Anastácio, Letícia de Lima Trindade, Denise Zocche Azambuja

Resumo


Introdução: Nas ações cotidianas, educador e educando confrontam-se com a necessidade de buscar elementos para aprender e, a partir da realidade, construir conhecimento. Com base em tais pressupostos, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) emerge, no sentido de contribuir para a formação permanente do profissional da Atenção Básica (AB) à Saúde. OBJETIVO: Conhecer a percepção dos coordenadores da Atenção Básica sobre os processos de EPS desenvolvidos em um território, à luz dos conceitos de Paulo Freire. Método: Estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 coordenadores das unidades básicas de saúde de um município do oeste catarinense. A produção e registro das informações foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2013. Para tratamento das mesmas, utilizou-se a análise de conteúdo. Foram observadas as exigências éticas e científicas sobre a pesquisa envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Em relação ao perfil dos entrevistados, identificou-se a maior parte com formação em enfermagem, o que sinaliza para a importância do envolvimento deste profissional com a PNEPS. As concepções dos coordenadores sobre EPS sugerem forte predominância de uma abordagem fragmentada dos conteúdos, baseada em práticas de capacitação, com vistas à qualificação profissional. A EPS, por vezes é confundida com a Educação Continuada, pontual, com enfoque nos conhecimentos técnico-científicos de cada área. As metodologias empregadas nos processos de EPS variam, contudo, as palestras ganham destaque, cuja transmissão de conhecimentos e o enfoque bancário da educação são os alicerces. Parte dos sujeitos entrevistados compreendem as ações de EPS como interligadas ao processo de trabalho da equipe, a partir de metodologias mais ativas, condizentes com a proposta Freireana, base da PNEPS. Conclusão: Faltam subsídios teóricos que permitam o aprofundamento da temática entre os coordenadores da AB do território estudado. A percepção dos mesmos sobre a EPS, em parte, atende à proposta de Paulo Freire, ao considerar a construção interdisciplinar do conhecimento e as ações atreladas ao processo laboral. Todavia, na maior parte das entrevistas, observou-se uma confusão com a Educação Continuada e algumas vezes, a tendência para a educação bancária.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde. Atenção Básica à Saúde. Processo de Trabalho. Sistema Único de Saúde.

Referências


FREIRE, P. Educação e mudança. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 1.996/07, de 20 de agosto de 2007: dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

MOTTA, J.I.J.; RIBEIRO, E.C.O. Educação permanente como estratégia na reorganização dos serviços de saúde. Março de 2005. Disponível em: www.redeunida.org.br. Acesso em: 13 out. 2013