Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ÚLCERA POR PRESSÃO: CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Alvia Maria Tereza Alves, Joao Luiz de Miranda

Resumo


Introdução: A úlcera por pressão (UP) se apresenta como um grave problema de saúde, que acomete com frequência muitos pacientes hospitalizados. Sabe-se que a equipe de enfermagem é parte fundamental para que estes pacientes recebam cuidado adequado com vistas a melhorar sua qualidade de vida e reduzir sua permanência hospitalar. O aprendizado sobre a UP acontece durante a formação profissional do técnico em enfermagem, porém em sua maioria embasado em modelos tradicionais de ensino, fato este que muitas vezes, não favorece o aprendizado crítico e reflexivo. Diante disso, notou-se a necessidade de se instrumentar, através de capacitações em serviço, a equipe de enfermagem para prestar um atendimento cada vez mais qualificado. Objetivo: Capacitar os técnicos de enfermagem e comparar a influência do uso de diferentes metodologias de ensino no seu aprendizado sobre UP em um hospital no Vale do Jequitinhonha - MG. Metodologia: Os técnicos de enfermagem foram divididos em 2 grupos  e capacitados sobre o tema UP, utilizando metodologias de ensino diferentes ( tradicional x ativa).  Foram aplicados questionários pré e pós-capacitação, baseados na escala Likert, com vistas a inferir sobre o aprendizado adquirido e se houve diferença dos resultados entre as duas metodologias aplicadas. Resultados parciais: Identificamos que as capacitações forma efetivas em se tratando de conhecimento teórico adquirido pelo profissional. A metodologia ativa mostrou-se como uma nova forma de construção do conhecimento, mas não houve diferenças significativas no aprendizado entre as duas metodologias. Conclusão: A metodologia ativa de aprendizagem deve ser incorporada no dia-a-dia das capacitações em serviço, visando aproximar o profissional cada vez mais a sua realidade e transformá-la, privilegiando assim a melhoria da qualidade da assistência prestada.

Palavras-chave


Formação Profissional ; Capacitação; Ulcera por Pressão

Referências


BERBEL, NAN. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: v.17, n. esp., p.7-17, nov. 1996.

BERBEL, NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminho? Interface (Botucatu),  Botucatu,  v. 2,  n. 2, fev.  1998 .

Dealey, C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. São Paulo: Atheneu;2001.