Tamanho da fonte:
ÚLCERA POR PRESSÃO: CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Resumo
Introdução: A úlcera por pressão (UP) se apresenta como um grave problema de saúde, que acomete com frequência muitos pacientes hospitalizados. Sabe-se que a equipe de enfermagem é parte fundamental para que estes pacientes recebam cuidado adequado com vistas a melhorar sua qualidade de vida e reduzir sua permanência hospitalar. O aprendizado sobre a UP acontece durante a formação profissional do técnico em enfermagem, porém em sua maioria embasado em modelos tradicionais de ensino, fato este que muitas vezes, não favorece o aprendizado crítico e reflexivo. Diante disso, notou-se a necessidade de se instrumentar, através de capacitações em serviço, a equipe de enfermagem para prestar um atendimento cada vez mais qualificado. Objetivo: Capacitar os técnicos de enfermagem e comparar a influência do uso de diferentes metodologias de ensino no seu aprendizado sobre UP em um hospital no Vale do Jequitinhonha - MG. Metodologia: Os técnicos de enfermagem foram divididos em 2 grupos e capacitados sobre o tema UP, utilizando metodologias de ensino diferentes ( tradicional x ativa). Foram aplicados questionários pré e pós-capacitação, baseados na escala Likert, com vistas a inferir sobre o aprendizado adquirido e se houve diferença dos resultados entre as duas metodologias aplicadas. Resultados parciais: Identificamos que as capacitações forma efetivas em se tratando de conhecimento teórico adquirido pelo profissional. A metodologia ativa mostrou-se como uma nova forma de construção do conhecimento, mas não houve diferenças significativas no aprendizado entre as duas metodologias. Conclusão: A metodologia ativa de aprendizagem deve ser incorporada no dia-a-dia das capacitações em serviço, visando aproximar o profissional cada vez mais a sua realidade e transformá-la, privilegiando assim a melhoria da qualidade da assistência prestada.
Palavras-chave
Formação Profissional ; Capacitação; Ulcera por Pressão
Referências
BERBEL, NAN. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: v.17, n. esp., p.7-17, nov. 1996.
BERBEL, NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminho? Interface (Botucatu), Botucatu, v. 2, n. 2, fev. 1998 .
Dealey, C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. São Paulo: Atheneu;2001.