Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Residência Multiprofissional em Saúde: conexão entre saúde e educação
Letícia Batista Silva, Raphael Ferreira Capaz

Resumo


Este trabalho busca conjugar, através lógica dos programas de residência multiprofissional, os campos da educação e saúde como formação para o trabalho no SUS. O texto surge da experiência e reflexão dos autores nas atividades tutoria e preceptoria de programa de residência multiprofissional em oncologia e, também, a partir de experiência  docente em instituição de ensino superior. Em 2005 os Ministros de Estado da Educação e da Saúde, através da Lei Federal 11.129, instituem as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, tal ação tem o potencial de fomentar a interdisciplinaridade nas práticas em saúde por aproximar diferentes saberes a fazeres em um espaço de formação. Trata-se de formação de recursos humanos para a saúde envolvendo ensino em serviço. Estão diretamente envolvidos nessa atividade residentes, preceptores, tutores, equipe de saúde e usuários. Nosso objetivo neste trabalho é apontar elementos para a reflexão dos processos de ensino-aprendizagem no atual contexto da política de saúde. É fato que a interdisciplinaridade é um dos caminhos para responder às necessidades de saúde em seu caráter multifacetado, os programas podem somar forças a esse trabalho em equipe. São desafios da residência multiprofissional: a mudança da concepção de saúde como ausência de doenças (mudança para além do “formal”, mudança nas práticas); a superação do modelo disciplinar fragmentado ruma a construção de um currículo interdisciplinar, articulando ensino, pesquisa, gestão e assistência em equipe multiprofissional; o rompimento da polarização entre individual versus coletivo e biológico versus social; integração aos programas multiprofissionais com a residência médica; a superação do conceito de residência associado a “treinamento”; a construção dos conteúdos interdisciplinares sem prejuízo às contribuições dos campos específicos. A presença do residente nas equipes de saúde pode promover alterações nas formas de pensar a atenção em saúde, bem como dar movimento às estruturas formais e solidificadas. Sobre a relação ensino-aprendizagem, além da horizontalidade, são necessárias ferramentas pedagógicas capazes de viabilizar reflexões críticas, promover avaliações participativas e transformar o processo como um todo em ações, em efetivas inovações em saúde.

 


Palavras-chave


residência multiprofissional em saúde; educação e saúde; ensino-aprendizagem em saúde

Referências


BRASIL. Lei Federal 9.637 de maio de 1998.

______. Lei Federal 12.550 de dezembro de 2011.

______. Lei Federal Nº. 11.129, de 30 de junho de 2005.

______. Resolução da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) Nº 2/12. Diário Oficial da União. Brasília, 16 abril/2012.

BRAVO, M. I. S. Desafios Atuais do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). In: Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, nº 88, 2006.

BRAVO, M. I. S.; MENEZES, J. S. B. A Saúde nos Governos Lula e Dilma: Algumas Reflexões. In: BRAVO, M. I. S. & MENEZES, J. S. B. [organizadoras]. Saúde na atualidade: por um sistema único de saúde estatal, universal, gratuito e de qualidade. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius/Adufrj-SSind, 2011.

SILVA, L. B.; CAPAZ, R. Preceptoria: uma interface entre educação e saúde no SUS. In: SILVA, L. B.; RAMOS, A. [organizadoras]. Serviço Social, Saúde e Questões Contemporâneas. Campinas: Papel Social, 2013.

VASCONCELOS, A. M. (et al). Profissões da Saúde, ética profissional e seguridade social. In: BRAVO (et al) orgs. Saúde e Serviço Social. São Paulo: CORTEZ, 2004.