Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO JUNTO AO PSE NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SOBRAL – CE.
David Gomes Araújo Júnior, Karla Mara Coelho Oliveira, Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo


Introdução: Os educadores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do senso moral, inteligência, habilidades e pela formação de cidadãos colaboradores para uma civilização. Além disso, podem atuar também no desenvolvimento de hábitos saudáveis e na manutenção do estado de saúde, desde que sejam capacitados quanto às ações de educação em saúde, contribuindo dessa forma, para a qualidade de vida dos estudantes em curto prazo e dos futuros adultos em longo prazo. Objetivo: Objetivando mostrar a importância do enfermeiro nas ações de educação em saúde em uma escola municipal, foi identificado o nível de conhecimento dos educadores sobre o conceito de saúde e educação em saúde, e sua prática em âmbito escolar. E também o conhecimento sobre o Programa Saúde na Escola e percepção sobre a atuação do enfermeiro na escola. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, segundo os pressupostos da metodologia qualitativa. A população deste estudo foi composta de 30 profissionais da educação (professores, coordenadores e orientadores), de ambos os gêneros, que trabalhavam na Escola Municipal Osmar de Sá Ponte no município de Sobral – CE, que concordaram voluntariamente em participar desse estudo e estiveram dentro dos critérios de inclusão da pesquisa. Para a coleta de dados junto aos educadores, foi feita uma apresentação do projeto de pesquisa e aplicação de um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e dissertativas. Resultado: Percebeu-se que os educadores conceituaram a saúde de um modo geral como “bem estar físico e mental” ou “ausência de doença”. Quando tratamos de educação e saúde, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, percebemos que eles orientam quanto à preocupação que devemos ter em procurar assegurar aos educandos, uma aprendizagem que modifique as atitudes e os hábitos de vida e que envolvam o ser humano, a saúde e o meio ambiente. Quanto ao conhecimento sobre o Programa Saúde na Escola, 17 afirmaram não conhecer o programa e 13 conheciam ou já ouviram falar a respeito. Conclusão: O Programa Saúde na Escola é pouco conhecido entre os educadores, sendo este, uma das principais ferramentas para se obter qualidade de vida. As ações de promoção, prevenção e educação em saúde, realizadas pelo programa podem mudar favoravelmente a realidade que a unidade escolar apresenta. Percebeu-se uma ótima aceitação do profissional de enfermagem por parte dos educadores e a importância da sua atuação na escola foi confirmada, de maneira que este profissional venha somar na qualidade de ensino e consequentemente na qualidade de vida de todos aqueles que compõem a unidade escolar.

Palavras-chave


enfermeiro, educação em saúde, PSE

Referências


- MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento:pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo:HUCITEC/ABRASCO, 1992.

- SANTOS, Florinda Goreti dos. Educação emSaúde: O papel do enfermeiro como educador.Monografia apresentada ao Instituto EducacionalSeverínia – IES. Franca – SP, 2010.

- MENEZES, G. A; ROSAS, R. dos S. Práticaseducativas em saúde: a Enfermagem revendoconceito na promoção do autocuidado. RevistaMineira de Enfermagem, vol4, n°2, abr-jun 2004.

- DAB, Departamento de Atenção Básica.ProgramaSaúde na Escola. 2010. Disponível em <http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php> Acesso em: 28.04.2012.