Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE À TUBERCULOSE: ABORDAGEM EXPOSITIVA EM POPULAÇÃO ENDÊMICA DE FORTALEZA-CE
Resumo
Caracterização do problema: A educação em saúde possui um papel fundamental, uma vez que, por meio dela, é possível informar a população sobre as mais variadas temáticas e contribuir para a promoção social da saúde. Com o intuito de realizar um projeto como este na Unidade Básica de Saúde Dr. Célio Brasil Girão, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza-CE, efetuou-se um grupo focal em que se levantaram os problemas mais prevalentes na área, entre os quais destacou-se a tuberculose (TB), percebendo-se altas taxas de incidência, prevalência, não tratamento e, em alguns casos, abandono dele. Assim, optamos pela execução de um projeto capaz de mudar esse quadro. Descrição da experiência: O projeto iniciou-se em outubro/2013 e terá permanência até junho/2014, com exposições dialogadas, promovidas sistematicamente na Unidade. Utilizaram-se slides projetados no ambiente de espera para atendimento na unidade, objetivando o entendimento sobre as formas de transmissão e a importância da manutenção do tratamento aos usuários, sendo empregada uma linguagem simples e objetiva. Para avaliar a eficácia da abordagem, é realizada uma enquete, antes e após a exposição, que contém seis perguntas básicas acerca do reconhecimento da doença. Durante a apresentação, várias pessoas mostraram-se interessadas em adquirir conhecimento sobre o tema. Além disso, foram confeccionadas camisetas, com a finalidade de serem usadas pelos integrantes do projeto e sorteadas entre os espectadores das exposições e agentes de saúde, e, também, panfletos, a fim de promover educação em saúde e divulgar melhor o projeto para toda a comunidade. Efeitos alcançados: Por meio da enquete, nota-se uma mudança positiva no conhecimento dos ouvintes. Considerar que a transmissão da doença se dá por alimentos contaminados ou por relação sexual e que a febre é o principal sintoma da TB são os erros mais frequentes na primeira abordagem. Porém, de acordo com o previsto, menos erros foram percebidos após a exposição. Diante disso, percebeu-se o quanto é gratificante promover Educação em Saúde à população. Recomendações: Verificou-se que, apesar de esse projeto mostrar-se eficiente, faz-se necessário, também, o desenvolvimento de outros projetos de educação em saúde sobre TB e outras temáticas que abranjam de modo mais completo a comunidade. É importante a continuidade do projeto por meio da ação de outros voluntários e profissionais da unidade, em especial os agentes comunitários, que são instrumentos fundamentais na promoção da Saúde.
Palavras-chave
tuberculose; educação em saúde; combate
Referências
MINAYO, Cecília de Souza e GALHANO, Luíza. Trabalho e Educação em Saúde: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro. 2013
NOGUEIRA, Péricles Alves; ABRAHAO, Regina Maura Cabral de Melo and GALESI, Vera Maria Neder.Tuberculosis and latent tuberculosis in prison inmates. Rev. Saúde Pública [online]. 2012.
IERVOLINO, SA.; PELICIONI, MCF. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev. Escola de Enfermagem USP. 2001.