Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE À TUBERCULOSE: ABORDAGEM EXPOSITIVA EM POPULAÇÃO ENDÊMICA DE FORTALEZA-CE
Felipe Pessoa de Araújo, Diego Leonardo Menezes Maia, Evaldo José Paes Pinheiro Júnior, Ederson Aragão Ribeiro, Flora Mère, Fabrízio Gondim Gurgel Ramalho Lima, Gabriela Oliveira Gosch, Gustavo Dourado Aragão Sá Araújo, Hellen Cristina Lopes Sales Rocha, Igor Magalhães Barbosa, Isadora Freitas Peixoto Paz, Jade Albuquerque Sindeaux, Bruno Souza Benevides, Rebecca Oliveira Bezerra

Resumo


Caracterização do problema: A educação em saúde possui um papel fundamental, uma vez que, por meio dela, é possível informar a população sobre as mais variadas temáticas e contribuir para a promoção social da saúde. Com o intuito de realizar um projeto como este na Unidade Básica de Saúde Dr. Célio Brasil Girão, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza-CE, efetuou-se um grupo focal em que se levantaram os problemas mais prevalentes na área, entre os quais destacou-se a tuberculose (TB), percebendo-se altas taxas de incidência, prevalência, não tratamento e, em alguns casos, abandono dele. Assim, optamos pela execução de um projeto capaz de mudar esse quadro. Descrição da experiência: O projeto iniciou-se em outubro/2013 e terá permanência até junho/2014, com exposições dialogadas, promovidas sistematicamente na Unidade. Utilizaram-se slides projetados no ambiente de espera para atendimento na unidade, objetivando o entendimento sobre as formas de transmissão e a importância da manutenção do tratamento aos usuários, sendo empregada uma linguagem simples e objetiva.  Para avaliar a eficácia da abordagem, é realizada uma enquete, antes e após a exposição, que contém seis perguntas básicas acerca do reconhecimento da doença. Durante a apresentação, várias pessoas mostraram-se interessadas em adquirir conhecimento sobre o tema. Além disso, foram confeccionadas camisetas, com a finalidade de serem usadas pelos integrantes do projeto e sorteadas entre os espectadores das exposições e agentes de saúde, e, também, panfletos, a fim de promover educação em saúde e divulgar melhor o projeto para toda a comunidade.  Efeitos alcançados: Por meio da enquete, nota-se uma mudança positiva no conhecimento dos ouvintes. Considerar que a transmissão da doença se dá por alimentos contaminados ou por relação sexual e que a febre é o principal sintoma da TB são os erros mais frequentes na primeira abordagem. Porém, de acordo com o previsto, menos erros foram percebidos após a exposição. Diante disso, percebeu-se o quanto é gratificante promover Educação em Saúde à população.  Recomendações: Verificou-se que, apesar de esse projeto mostrar-se eficiente, faz-se necessário, também, o desenvolvimento de outros projetos de educação em saúde sobre TB e outras temáticas que abranjam de modo mais completo a comunidade. É importante a continuidade do projeto por meio da ação de outros voluntários e profissionais da unidade, em especial os agentes comunitários, que são instrumentos fundamentais na promoção da Saúde.

Palavras-chave


tuberculose; educação em saúde; combate

Referências


MINAYO, Cecília de Souza e GALHANO, Luíza. Trabalho e Educação em Saúde: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro. 2013

NOGUEIRA, Péricles Alves; ABRAHAO, Regina Maura Cabral de Melo  and  GALESI, Vera Maria Neder.Tuberculosis and latent tuberculosis in prison inmates. Rev. Saúde Pública [online]. 2012.

IERVOLINO, SA.; PELICIONI, MCF. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev. Escola de Enfermagem USP. 2001.