Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE
Valeriana Valadares Pereira, Denise Alves Guimarães, Marcelo Donizete Lopes, Viviane Valadares Pereira, Heloiza Maria Siqueira Rennó, Eduardo Sergio da Silva

Resumo


Introdução: As atividades de educação em saúde no ambiente escolar são práticas de promoção da saúde indutoras de processos de transformação coletiva que incidem sobre as condições de vida da população. Objetivos: Este estudo objetiva analisar a percepção dos pais/ responsáveis de escolas de ensino fundamental público, quanto à participação dos acadêmicos universitários em ações de educação em saúde do projeto PET (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde). Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada a partir da aplicação de questionários para pais/responsáveis dos escolares de seis a 14 anos, em duas escolas de ensino fundamental públicas. Resultados: Foram aplicados 100 questionários que levantavam dados sobre a participação dos acadêmicos em atividades de educação em saúde e as contribuições para a formação dos profissionais de saúde. A análise dos dados foi realizada seguindo-se o referencial da análise de conteúdo. Conclusão: Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os pais/responsáveis pelos escolares avaliam que as atividades de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicos nas escolas – contribuíram para melhoria da qualidade de atenção à saúde na comunidade escolar e para a formação do futuro profissional de saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde, Promoção da saúde, Saúde da criança, Capacitação profissional.

Referências


1. Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Cien Saúde Colet 2000; 5(1):163-177.

2. Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS – uma revisão conceitual. Cien Saude Colet 2007; 12(2):335-342.

3. Schall VT, Struchiner M. Educação em Saúde: novas perspectivas. Cad Saúde Pública 1999; 15(suppl.2).

4. Carvalho AI. ABRASCO /GT Promoção da Saúde: da prevenção à mudança social – “Promoção da saúde: diversidade de olhares”. In: Relatório Final do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia; Recife, Brasil; 2004. p. 3.